domingo, 24 de janeiro de 2016

DESEMPENHO DO AGRONEGÓCIO DESMENTE A CRISE


 O Anuário 2016 da Revista Avicultura Industrial faz uma análise de conjuntura do desempenho da avicultura em 2015. O editorial da revista navega nas mesmas águas, na mesma cantilena, no mesmo discurso da “crise” fabricada pelos golpistas. No entanto, o Anuário 2016 apresenta, ao longo de todas as análises do setor, uma versão otimista e positiva do cenário em 2015. Todos os comentários sinalizaram, apontaram um cenário positivo em 2015; mas, assim mesmo insistem na colocação do termo “crise”, para desqualificar o governo Dilma. É a contradição entre o discurso da “crise” e a prática da verdade dos fatos.
O Brasil ,que os golpistas tanto criticam, cresceu e se desenvolveu em 2015. Estão mordendo a própria língua. Senão vejamos: diz o editorial “Resultado satisfatório de um ano difícil” que, a “ avicultura brasileira enfrentou diversos percalços ao longo de 2015, MAS NO CÕMPUTO FINAL DELE PODE SER CONSIDERADO SATISFATÓRIO (grifos meus). Segundo o editorial o país fechou com uma produção estimada em 13m,100 milhões de toneladas de carne de frango, um crescimento aproximado de 3%. Aumentou também o consumo per capita. Se a “crise” fosse verdadeira esse consumo diminuiria porque o povão não teria poder aquisitivo.
O Brasil teve um crescimento de 5% nas exportações de frango, admite o editorial da revista defensora do agronegócio brasileiro.
No anuário, o estudo da Embrapa ao falar do desempenho da avicultura começa a fala com a mesma boboseira, “apesar do ano 2015 ter sido conturbado “ A AVICULTURA DE CORTE BRASILEIRA SOBREVIVEU E CRESCEU E DEVE SUPERAR, PELA PRIMEIRA VEZ, A PRODUÇÃO CHINESA. AS EXPORTAÇÕES RESPONDERAM AOS INCENTIVOS DE MERCADO E CONTINUAM AVANÇANDO”. São afirmações positivas, não do Valdir Izidoro, sim dos pesquisadores da Embrapa, que contradizem o discurso furado da “crise”.
Na Análise do Mercado Interno, há o reconhecimento tácito de que “ a avicultura brasileira fecha 2015 com números positivos.” Segundo Humberto Luis Marques a produção de frangos cresceu algo em torno de 3%; também cresceu o consumo por habitante que atingiu a marca de 45,90 Kg por habitante, o que equivale a um aumento de 5,6% sobre 2014. Que “crise” é essa cara pálida?
Segundo Francisco Turra, ex-ministro da agricultura e presidente da ABPA -Associação Brasileiro da Proteína Animal, o frango já é a principal proteína consumida pelos brasileiros.
Segundo a revista Avicultura Industrial “ a produção de ovos cresce, assim como o consumo”. O Brasil deve registra um crescimento de 6% na produção comercial de ovos. Mas o discurso é o mesmo ao afirmarem que “ cenário econômico recessivo favoreceu o consumo do produto que chegou a marca de 190 unidades per capita em 2015”. Já pensaram se não tivesse a “recessão” de que tanto falam? Recessão cara pálida, aonde?
No tocante a alimentação anima- - ração-, segundo a mesma fonte a produção de ração cresceu 2%. Nunca vi, em período de crise, aumentar a produção de alimentação animal! Os empresários do setor devem esta malucos; porque só maluco investe na crise, não acham?
Mas, que crise é essa cara pálida, onde o agronegócio está bombando? Vejam o que fala o vice-presidente executivo do Sindirações: “ O ano foi relativamente bom, principalmente para os segmentos da indústria de alimentação animal que atendem aos setores exportadores de proteína animal”. Que bela “crise”!?
Essa “crise” de aumento também atingiu o setor brasileiro de saúde anima que teve um crescimento de 12% do seu faturamento em 2015; êta crise danada!
Finalmente, “a crise” trouxe um aumento das exportações brasileiras em volume e em receitas reais.
Esses dados a que me referenciei demonstram que o desempenho do agronegócio nacional DESMENTEM A TAL CRISE.

Sem comentários:

Enviar um comentário