sábado, 28 de novembro de 2015

AMAZÔNIA CONTINUA EM PERIGO

Corte  ilegal põe em perigo o maior pulmão do planeta

                                                                                                                                                                                                                                                                                             

                       

selva amazónica brasil
Amazonía brasileña. Foto: ABC.
A destruição da selva amazônica de Brasil, considerada a maior floresta tropical   do planeta, aumentou 16%  este ano em relação a 2014, enquanto o Governo luta por aplicar uma legislação para deter os desmates  ilegais.
Dados de satélites dos 12 meses até fins de julho divulgados recentemente, mostraram que 5.831 quilometros quadrados de bosques foram cortados na Amazônia brasileira, uma área da metade do tamanho de Puerto Rico.
Os dados divulgados pelo Ministério do Meio ambiente confirmam informação  preliminar entregada recentemente por instituições ecologistas que mostraram  um aumento do desmatamento após um descenso em 2014.
A informação foi divulgada num momento complicado para o Governo do Brasil, enquanto países de todo o mundo se reúnem em París para discutir um novo acordo climático global para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. O desmatamento representa cerca de 15%  dos gases de efeito estufa, mai que todo o setor de transporte.
Um forte aumento no estado de Mato Grosso, o maior produtor de grãos e gado do Brasil, foi o principal fator deste incremento. Os latifundiários do Mato Grosso destruíram cerca de 1.500 kilometros quadrados de bosques, frente aos 1.000 kilômetros quadrados de 2014.
“Foi uma surpresa, especialmente o aumento no Mato Grosso”, disse  a ministra de Meio ambiente Izabella Teixeira a jornalistas em  Brasilia. “A pressão por um maior corte de florestas é forte novamente e provém das atividades agrícolas e da pecuária ”, afirmou a ministra.
Além  de ser uma grande fonte de absorção de carbono, a Amazônia é um santuário da biodiversidade que contém a milhões de espécies que ainda não foram   estudadas, pelo que qualquer aumento de  desmatamento  motiva críticas dos ecologistas.
Fonte: cubadebate

Sem comentários:

Enviar um comentário