terça-feira, 14 de julho de 2015

DILMA, NA SOMBRA DO IMPEACHMENT




Rafael Perez Naranjo

Tanto Dilma, como o PT, como o próprio Lula, cometeram erros, e em grande número, negar que é ser cego, e a cegueira  apaixonada nuvens (nubla) bom senso. Desde a sua primeira vitória, as alianças forjadas estéreis,  com outras forças políticas desiguais, que atualmente ameaçam a contribuir para o naufrágio desejado pela direita.

A oposição, desde 2003, se apresentou, eleição por eleição, sem programa, desnorteada, e perdeu todas. Mas agora, é claro, mesmo sem um programa específico, encontraram seu  Norte, em grande parte graças à ajuda do próprio PT, o golpe branco, o golpe parlamentar. A estratégia de uma eleiçãoinfinita, desgastante sem fim, com o apoio aberto, incondicional, da imprensa brasileira.

Então, ao invés de construir um programa sólido, com credibilidade, têm se dedicado e apostado na queda de Dilma  Rousseff, quer através da cassação   eleitoral, do impedimento, de não deixá-la governar, ou, em última instância, o golpe militar, este último improvável, mas nunca descartado quando se trata de opções da direita.

Um Congresso totalmente dominado pela direita, e presidido por Eduardo Cunha, do PMDB, supostamente partido aliado da presidente, mas com  uma ala direitista que  não quer mais aliança com o PT, tem  impôsto derrotas sucessivas a presidente e ao PT, acontecendo o mesmo no Senado, com Renan Calheiros. Imagine uma ruptura  nessa "aliança" não é coisa de  ficção,  acontece na realidade. Um Tribunal de Contas da União (TCU), com intenções óbvias de não aprovar as contas financeiras do governo, para abrir a porta a uma cassação  do mandato ou a um impedimento, também neste momento, é uma séria ameaça.

Depois, há a imprensa, com uma divulgação  diária de notícias negativas para o governo e o PT, um massacre público diário, que tem pela frente  a total inércia  comunicativa do governo e do PT, em evidente  ofensiva direitista  que com a exceção de alguns blogs de  esquerda, ninguém, ninguém tem  respondido.

Então, o jogo da corrupção. Doações que para o PT são consideradas corrupção, para o  PSDB são consideradas legais. Até agora, ninguém explicou o por que algumas sim e outros não, pelo menos de uma forma credível. A Operação Lava Jato, liderada pelo juiz Sergio Moro, que é simultaneamente juiz, jurado e carrasco, com vazamento de informações seletivas,  casualmente sempre prejudicando o governo e o PT, com uma Polícia Federal (PF) abertamente no jogo político de oposição e conspiração  , é outra frente da ofensiva  golpista.

Finalmente a suposta crise econômica, na realidade política, com o mercado batendo pesado na economia interna do país,  e as políticas governamentais nacionais de ajuste ao melhor estilo da austeridade Europeia, tem retirado, gradualmente, o apoio  popular ao governo do PT..

Ou seja, a conspiração está em andamento, em várias frentes. A inatividade  de comunicação e política do  governo, a falta de diálogo, assim como  uma boa dose de arrogância, têm contribuído muito para esta situação.

O candidato derrotado, Aécio Neves, que está ciente de que não têm poder dentro de seu próprio partido para chegar  com as forças em 2018, aposta abertamente  em qualquer tipo de golpe,  que o coloque  ou no  poder ou em  novas eleições. O mesmo tem se revelado,  nas últimas semanas,  desesperado, desnorteado, e nenhum preparo para liderar um país como o Brasil, mas é  a principal  ponta de lança de grande parte da direita que aposta no golpe..

O clima é complexo, e os erros do PT, Dilma e do  próprio Lula não contribuíram  em nada para melhorar a situação. Pior, a marca da corrupção no PT não será lavada tão fácil , marca que eles mesmos se deixaram colocar  sem reagir.

As últimas ações de Dilma parecem indicar que está saindo da apatia. Para o bem do país,  e do continente, é melhor  que não seja  tarde, que a presidente entenda  que tem de enfrentar o golpe, que é cada vez mais presente nos ignorantes, ressentidos, fascistas e irresponsáveis que  apostam  no mesmo.

Neste momento, o seu pior, está  a sombra do impeachment, e o que faça vai  deixar a marca em sua vida.
Fonte:rebelion.org
Tradução e adaptação: Valdir Silveira

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário