domingo, 26 de julho de 2015

CUBA X EUA: A REAPROXIMAÇÃO

EUA e Cuba apostam por nova era de entendimento e cooperação

Washington, (Prensa Latina) Estados Unidos e Cuba decidiram retomar as relações diplomáticas e abrir passagem a uma nova era guiada pela intenção recíproca de desenvolver relações respeitosas e de cooperação entre ambos povos e governos.
Nesta quarta-feira, o presidente cubano Raúl Castro e o presidente estadunidense Barack Obama trocaram cartas nas quais expressaram sua decisão de reabrir as sedes diplomáticas em 20 de julho próximo e restabelecer os nexos a esse nível.
Durante uma comunicação em Washington, Obama pediu ao Congresso suspender as sanções unilaterais impostas contra Cuba há mais de meio século, ao reafirmar que essa política de isolamento fracassou e foi contraproducente para os Estados Unidos.
Devemos dar os passos necessários para permitir as viagens dos cidadãos estadunidenses à ilha - proibidos pelas leis do Capitólio - e estreitar as relações com nossos vizinhos, acrescentou o chefe de Estado.
Cuba, por sua vez, precisou que conclui assim "a primeira etapa do que será um longo e complexo processo para a normalização dos vínculos bilaterais, como parte do qual terá que solucionar um grupo de assuntos derivados de políticas do passado, ainda vigentes, que afetam o povo e a nação cubana".
Em uma declaração, reiterou que o principal obstáculo continua sendo o bloqueio econômico, comercial e financeiro que Washington mantém contra Havana desde 1962.
Para alcançar a normalização será indispensável também devolver o território ilegalmente ocupado pela Base Naval em Guantánamo, cessar as transmissões de rádio e televisão com caráter subversivo para Cuba, eliminar os programas dirigidos a promover a desestabilização interna, e compensar o povo cubano pelos danos humanos e econômicos provocados pelas políticas dos Estados Unidos, acrescentou.
A notícia da restauração de laços entre as duas nações vizinhas repercutiu nos principais meios de imprensa estadunidenses, entre eles diários e televisoras.
The New York Times destacou o novo passo no cenário bilateral, e destacou a frase de Obama "não temos que nos fechar no passado".
Por sua vez, The Washington Post refletiu a qualificação de novo capítulo dado pelo presidente norte-americano aos nexos com a ilha.
De Viena, o secretário de Estado norte-americano John Kerry elogiou o papel do presidente cubano Raúl Castro, e do presidente estadunidense Barack Obama, na restauração das relações diplomáticas, bem como pelo acordo de se concentrar nos temas e possibilidades do futuro.
Kerry, que participa na capital austríaca da rodada decisiva de negociações para um acordo nuclear com o Irã, viajará em uma data ainda a ser definida deste verão para a reabertura da sede diplomática estadunidense em Cuba, o que seria a primeira chegada de um secretário de Estado desde 1945.

Sem comentários:

Enviar um comentário