quinta-feira, 16 de julho de 2015

A MORAL DO ESCRAVO




Juan Rivera

Rebelion

Hoje, a Troika deu uma lição de história. O FMI recuperou a figura da escravidão por  dívidas existentes na Antiga Grécia . O Banco Central,  dirigido por Mario Draghi, decorou e esclarece que mais parecem o Nexum Roman. Angela Merkel, menos clássica e de mentalidade  teutonica, está  diretamente inspirada na história contemporânea alemã. Para conseguir a  claudicação deu aos negociadores helenos uma fotografia em preto e branco. O campo de concentração de Auschwitz com o portal  Arbeit macht frei ("o trabalho liberta") no primeiro plano. Não admira que tenham feito uma contribuição significativa para tornar a Grécia um espaço sócio-econômico cada dia  mais parecido  com o gueto  de Varsóvia .

Os gregos estão passeando num curral, no chiqueiro, em troca de que se comportem como almas submissas e espectrais. Na época eles acreditavam ser livres e senhores do seu destino com o "Não" do referendo, conheceram  a fúria do amo e têm sido tratados como escravos fugitivos.Estão sendo massacrados  impiedosamente diante da plantação da  casa senhorial, com os kapos babando enquanto  a executam os desígnios do dono, forçados a contemplar uma punição que os impede experimentar aventuras semelhantes.

O poder real, o financeiro, é  inflexível. Sob o pretexto de "dura lex, sed lex". Se tivessem estado vigentes os autos de fé, teriam  completado  pela   manhã com uma fogueira  e queimado vivo Varoufakis.

O sistema, enquanto limpava a bunda com a vontade popular, semeou a sociedade grega de violência, miséria e terror. Isso  tem um nome na história é o fascismo. E só há  uma maneira de combatê-lo: a Resistência. Oxalá  tirem o pó da dignidade de Manolis Glezos e dos Santos Apóstolos quando (em Abril de 41) com todas as condições adversas e diante de  um inimigo no auge  do seu poder totalitário,foram capazes de remover a bandeira da ocupação nazista  que tremulava  na Acrópole.

E nós, além de apoiá-los , começamos  a colocar o axioma que nos envolve "todo o poder aos mercados sem rosto" , as caras  e nomes dos excluídos dos  Direitos Humanos. Para evitar que a sociedade que nos projetam  se converta  na dos servos da gleba.

O que eles estão fazendo na Grécia  os povos  do Sul  já sabem  o futuro que os espera. Nele não cabem acordos entre iguais, apenas rendições incondicionais e imposição do "diktat". A espiral é demoníaca, a cada cessão  é adicionada uma nova exigência até conseguir que toda a submissão venha  acompanhada por uma genuflexão.

Hoje, Platão teria mudado o cenário do seu "Mito da Caverna". O situaria  no que representa Bruxelas no mundo das ideias capitalistas. Nos colocam na obscuridade, algemados e presos na  nossa própria angústia. Por eles provocada. A única maneira de sair do círculo, das sombras é planejar  a saída do euro (https://salirdeleuro.wordpress.com/).

O contrário, é correr atrás de uma ilusão com um final feliz de  Hollywood (portanto inexistente) que, quando estamos à beira do precipício, agarrando-se ao ramo a ponto de  quebrar, o bom amo, enquanto nos estende a mão  para nos ajudar a subir , nos acaricia e sorrie.

Na realidade, este cenário não existe. Por isso, de coração, estou com as pessoas que neste momento gritam na Praça Syntagma: "Saiamos  desta Europa!"

Juan Rivera. Coletivo Prometheus / FCSM

Tradução e adaptação: Valdir Silveira

Sem comentários:

Enviar um comentário