segunda-feira, 11 de maio de 2015

ABAIXO A BUROCRACIA!


               BUROCRACIA: UM CANCER A SER EXTIRPADO



A burocracia está incrustada, encalacrada em todos os segmentos do Estado capitalista. Mas, infelizmente, ela está mais sedimentada, mais presente, no Congresso Nacional – Câmara e Senado-, onde os parlamentares, dessas duas casas de leis, usam de todos os meios e subterfúgios para sabotar os projetos que trazem melhorias às populações. Criam-se comissões e mais comissões e nada evolui, nada prospera, só enrolação! Há projetos engavetados há mais de  décadas; que passaram por diversos mandatos e não saem do papel, isto é, não saem das gavetas empoeiradas do Congresso Nacional.  

Por que? Porque a burocracia parlamentar dos deputados e senadores está a serviço das elites, do poder econômico corrupto que não quer e não permite que as coisas andem, evoluam e aconteçam.

Chegando aos governos,  estaduais e federal, a burocracia e pior. São secretarias de Estado e  Ministérios , bem como todas as suas estruturas que criam escaninhos de burocracia onde os papeis mofam e quando não passam dezenas de vezes pela mãos de funcionários com seus “ despachos” . São diversos pareceres, diversas comissões de faz de conta, que, ao final, matam um projeto, uma solicitação, uma ação efetiva.

Um dos inimigos mais perigosos para o progresso, para as mudanças, é o burocratismo.

Os burocratas infiltrados no Estado – que servem aos inimigos do Estado -, bloqueiam, amarram e boicotam, a maioria dos projetos, enfim tudo o que possa trazer mudanças. Os burocratas são especialistas em criar “panelinhas”, “ igrejinhas” e “ grupelhos” dentro do Estado  cuja finalidade e impedir que a máquina ande. Tudo com o intuito de desmoralizar o Estado.

A melhor arma contra os burocratas é o firme e sistemático controle, a vigilância constante de quem está no comando. Infelizmente as vezes os  responsáveis pelo processo burocrático são os comandos superiores de secretarias, departamentos, instituições e outros segmentos do Estado, são pessoas que se apossam do público para privatizá-lo, para colocá-lo a serviço dos interesses particulares. Ai é preciso usar da burocracia para emperrar a máquina estatal, criar dificuldades para conseguir facilidades.

Esta burocracia  é a porta de entrada para a corrupção.

É possível diminuir e até acabar com a burocracia? Respondo, com toda a convicção, que sim!

Durante o governo de José Richa, 1982-1986, fui Diretor Técnico da COPASA – Companhia Paranaense de Silos e Armazéns, uma empresa que era vinculada a Secretaria da Agricultura, hoje fundida com outras que deram origem a CODAPAR. Verifiquei, certa feita, ao examinar alguns despachos e pareceres que o documento em pauta, continha 10 despachos de uma mesma pessoa. Acabei com essa farra de despachos inoperantes que prejudicavam o andamento dos processos. Determinei que as pessoas, os técnicos se reunissem em volta de uma mesa e resolvessem o problema de uma só vez, com um só despacho.

A população contribuinte não pode ser prejudicada por essa malfadada burocracia, que não passa de uma burrocracia!

Há resistências? Sim e muitas, porque sãs “panelinhas”, as “igrejinhas” e os “ grupelhos”, a serviço de interesses que não o do Estado, se rebelam, se revoltam.  Daí surgem as pechas de “ autoritário”, “ ditador”, etc. etc. Onde passei, pela COPASA, IPE e CLASPAR era conhecido como carne de pescoço, autoritário e stalinista.

Temos que ser duros com quem boicota, mina e conspira contra  o Estado. Foi o que aconteceu na antiga URSS, no período de implantação do socialismo; os inimigos do socialismo, principalmente na Ucrânia, a serviço do imperialismo e da Alemanha nazista de Hitler conspiravam. O que aconteceu? Stalin os eliminou, os extirpou como um câncer. Medida acerta a do camarada Stalin! Até hoje o chamam de tirano! É assim que os burrocratas traidores picham os que batem pesado nas suas atitudes destrutivas.

Por que proliferam pelo país afora, nos Estados e municípios, instalações, construções, máquinas e equipamentos em total abandono?

Vejam o Caso da BR 101, em Santa Catarina que há décadas está emperrada, paralisada, causando sérios prejuízos à nação?

Tudo porque a burocracia ,mãe da corrupção, prolifera -  e tal como o câncer, tem metástase -, em diversos segmentos de governo. São Diretores, Gerentes, Chefes de Departamentos e diversos responsáveis menores incompetentes e, principalmente, de mal caráter, que querem desmoralizar o que é publico. E o que é pior assim agem para propiciar a corrupção, o encarecimento de obras, os famosos “ aditivos de contratos”.

Há que se punir , que se responsabilizar essa gente! Com esse tipo de gente temos de ser duros, autoritários, tiranos, stalinista e carne de pescoço!

Porque esse desmanche dos bens públicos representam recursos, muito dinheiro, jogados fora, no lixo, e que faltam para alavancar projetos sociais, recursos para a saúde, educação, moradia, saneamento básico, enfim para melhorar a qualidade de vida da população que mais necessita da intervenção do Estado, que muitos canalhas incompetentes e traidores querem destruir.

Afirmo que é fácil resolver, porque assim agir por onde passei. Vou dar um exemplo emblemático, quando assumimos a DiretoriaTécnica da  COPASA em 1983, encontramos uma casa comparada a uma viúva velha e pobre; armazéns destruídos, caindo aos pedaços, abandonados. Paranaguá era um grande exemplo desse abandono! Transformamos a viúva idosa e pobre numa mulher viçosa e rica. Reformulamos a velha, arcaica e burocrática concepção de gerenciamento da coisa pública numa versão moderna, ética e de compromisso com a transparência. Fomos muito atacado pelo jornal O Estado do Paraná, na sua Coluna Austeridade por causa da nossa ação dura, de “terror” – assim falava o jornal O Estado do Paraná- , “ tirana” e “ autoritária. Felizmente, meses depois, O Estado do Paraná se retratou publicando e exibindo ao Paraná as fotos das barbaridades que encontramos na COPASA.

Com disciplina, com fiscalização, com firmeza, sem burocracia, com compromisso pela moralidade pública, é possível acabar com a burocracia, com as safadezas que proliferam no setor público.

É possível sim porque o Estado somos nós, aquelas pessoas que o administram, que o dirigem.

O Estado não é uma entidade fantasma, não é um véu de fumaça enigmático, não é algo idealístico, que não se pode avaliar, tocar. O Estado é uma entidade materializada, de pessoas e, se ele o Estado vai mal é porque as pessoas, os dirigentes, são incompetentes, aéticos, desleais ou corruptos. Então vamos acabar com esse papo furado de que tudo o que é do Estado não presta!

Quem não presta são aqueles que “ tocam” com irresponsabilidade o Estado.

É preciso punir quem está à frente do Estado e quem permitem esse desmonte. Pau neles! Sejamos, duros,  “ tiranos” , e até  “ autoritários” com eles!

Sem comentários:

Enviar um comentário