quarta-feira, 13 de maio de 2015

A COLETIVIZAÇÃO E O " HOLOCAUTO UCRACIANO" (II)




 

Um livro com a chancela de MacCarthy

Milhares de nazis ucranianos conseguiram entrar nos Estados Unidos após a II Guerra Mundial. Durante o período MacCarthy, testemunharam na qualidade de vítimas da «barbárie comunista». Relançaram a fábula da fome-genocídio num livro em dois volumes, Black Deeds of the Kremlin, publicados em 1953 e 1955, sob edição da «Associação Ucraniana das Vítimas do Terror Comunista Russo» e da «Organização Democrática dos Ucranianos Perseguidos sob o Regime Soviético». Neste livro, caro a Robert Conquest que o cita abundantemente, encontramos a glorificação de Petliúra,6 responsável pelo massacre de várias dezenas de milhares de judeus entre 1918-1920, e uma homenagem a Chukhévitch,7 o comandante nazi do batalhão Rossignol e do Exército Insurrecional Ucraniano.

Black Deeds of the Kremlin contém também uma série de fotos da fome-genocídio de 1932-33. Todas falsas. Deliberadamente falsas. Uma imagem, intitulada

 

 

«Pequeno canibal», provém do Information n.º 22, do Comitê Internacional de Ajuda à Rússia, publicado em 1922, onde a foto tem como legenda «Canibal de Zaporóje: ele comeu a irmã». Na página 155, Black Deeds inclui uma foto de quatro soldados e um oficial que acabam de executar homens. Título: «A execução dos kulaques». Detalhe: os soldados vestem o uniforme tsarista! E assim nos mostram execuções tsaristas como prova dos «crimes de Stáline.»8

Um dos autores do volume I é Alexandre Hay-Holowko, que foi ministro da

Propaganda no governo da Organização dos Nacionalistas Ucranianos de Bandera,9

Durante a sua breve existência, este governo matou vários milhares de judeus, polacos e bolcheviques em Lvov.

Entre as pessoas citadas como «apoiantes» deste livro está Bilotserkiwsky, aliás Anton Chpak, um antigo oficial da polícia nazi em Bila Tserkva, onde, segundo o testemunho do escrivão Skrybnyak, dirigiu o extermínio de dois mil civis.10

 

Entre 1 e 15 milhões de mortos

 

Em Janeiro de 1964, o professor Dana Dalrymple publicou o artigo «A fome soviética de 1932-34», no Soviet Studies, onde alega que houve 5,5 milhões de mortos, a média de 20 estimativas de diversos autores.

Uma questão coloca-se de imediato: em que fontes se baseiam as «estimativas» do

professor?

A primeira fonte é Thomas Walker, o homem da falsa viagem à Ucrânia, o qual,

segundo Dalrymple, «falava provavelmente o russo»! A segunda fonte: Nicholas

Prychodko, um emigrado de extrema-direita, que foi ministro da Cultura e da Educação da Ucrânia durante a ocupação nazi! Cita o número de sete milhões de mortos.

Em seguida vem Otto Schiller, funcionário nazi, encarregado da reorganização da

agricultura na Ucrânia, sob a ocupação dos hitlerianos. Dalrymple cita o seu texto

publicado em Berlim, em 1943, onde estabelece o número de mortos em 7,5 milhões.

A quarta fonte é Ewald Ammende, o nazi que esteve pela última vez na Rússia em

1922. Em duas cartas publicadas em Julho e Agosto de 1934, no The New York Times, Ammende fala de 7,5 milhões de mortos e afirma que, em Julho, as pessoas morriam nas ruas de Kíev. Alguns dias mais tarde, o correspondente deste jornal nova-iorquino, Harold Denny, desmentiu as informações de Ammende.

 

 

«O vosso correspondente esteve em Kíev durante vários dias em Julho último, no

momento em que supostamente as pessoas morriam, mas nem na cidade nem nos campos em redor havia fome.» Algumas semanas mais tarde Harold Denny regressou ao tema: «Em nenhuma parte reinava a fome. Em nenhuma parte havia o receio de fome.

Havia comida, inclusive pão, nos mercados locais. Os camponeses sorriam e eram

generosos com os alimentos11

 

Segue-se Frederick Birchall, que refere mais de quatro milhões de mortos num artigo de 1933. Nessa altura, Birchall foi um dos primeiros jornalistas americanos em Berlim a exprimir a sua simpatia pelo regime hitleriano.

William H. Chamberlain é a sexta e a sétima fonte e Eugene Lyons a oitava.

Chamberlain começa por falar em quatro milhões, mas mais à frente cita os 7,5 milhões de mortos determinados «segundo estimativas de residentes estrangeiros na Ucrânia», simplesmente. Os cinco milhões de mortos de Lyons são também fruto de boatos e rumores, «estimativas de estrangeiros e de russos em Moscovo»! Chamberlain e Lyons eram dois anticomunistas profissionais. Tornaram-se

 

membros do comitê de direção do «Comitê Americano para a Libertação do Bolchevismo», que era financiado em 90 por cento pela CIA. Este comité dirigia a Radio Liberty.

O número mais elevado, dez milhões, foi fornecido sem explicações por Richard Sallet na imprensa pró-nazi de Hearst. Em 1932, a população propriamente ucraniana era de 25 milhões de habitantes...12

Entre as 20 fontes do trabalho «académico» do senhor Dalrymple, três tinham origem na imprensa pró-nazi e cinco em publicações de direita dos anos McCarthy (1949-1953).

Dalrymple utiliza dois autores fascistas alemães, um antigo colaboracionista nazi

ucraniano, um emigrado russo de direita, dois agentes da CIA e um jornalista

simpatizante de Hitler. Um grande número de dados foi fornecido por vagos «residentes estrangeiros na União Soviética» não identificados.

As duas estimativas mais baixas datadas de 1933 vêm de jornalistas americanos

colocados em Moscovo e conhecidos pelo seu rigor profissional, Ralph Barnes, do New York Herald Tribune, e Walter Duranty, do New York Times. O primeiro fala de um milhão, o segundo de dois milhões de mortos pela fome.

 

Para apoiar a sua nova cruzada anticomunista e justificar a corrida louca aos

armamentos, Reagan estimulou uma grande campanha sobre o «50.º Aniversário da Fome-Genocídio na Ucrânia» em 1983. Era preciso provas de que o comunismo é o genocídio para tornar sensível a ameaça terrível que pesava sobre o Ocidente. Essas provas serão fornecidas pelos nazis e seus colaboradores. Dois professores norteamericanos deram-lhes cobertura com a sua autoridade académica: James E. Mace, de Harvard, co-autor de Famine in the Soviet Ukraine, e Walter Dushnyck, que escreveu 50 anos: O Holocausto pela Fome na Ucrânia. Terror e Miséria como Instrumento do Imperialismo Russo Soviético, prefaciado por Dana Dalrymple.

A obra de Mace inclui 44 fotografias «da fome-genocídio de 1932-1933». Vinte e

quatro são extraídas de duas obras nazis escritas por Laubenheimer. Esse último atribui a maior parte das imagens a Ditloff e começa a exposição com uma citação

 

 

do Mein Kampf: «Se o judeu, graças à sua religião marxista, conseguir vencer os outros povos deste mundo, a sua coroa será a coroa funerária da humanidade e o planeta evoluirá no universo, como há milhões de anos, sem seres humanos.» Todas as fotos de Laubenheimer-Ditloff são falsificações provenientes da I Guerra Mundial e da fome de 1921-1922!13 O segundo professor, Dushnyck, foi identificado como quadro da Organização Nacionalista Ucraniana, de obediência fascista, ativo desde o final dos anos 30.

 

Cálculo científico...

 

Dushnyck inventou um método «científico» para calcular as mortes da «fome genocida» e Mace o seguiu nesta linha. «Se compararmos os dados do recenseamento de 1926 (...) com os do recenseamento de 17 de Janeiro de 1939 (...) e levarmos em conta o aumento médio da população antes da coletivização (2,36 por cento), podemos calcular que a Ucrânia (...) perdeu 7,5 milhões de pessoas entre os dois recenseamentos14

Estes cálculos não valem absolutamente nada. A I Guerra Mundial, as guerras civis

e a grande fome 1920-1922 provocaram uma redução da natalidade; ora, a nova geração atingiu os 16 anos, a idade da procriação, precisamente a partir de 1930. A estrutura da população tinha assim necessariamente de conduzir a uma queda da natalidade durante os anos 30.

O aborto livre também provocou uma redução notória da natalidade nos 30, a ponto de o governo o ter suspendido em 1936 com o objetivo de aumentar a população.

Os anos 1929-1933 caracterizaram-se por grandes e violentas lutas no campo, que

foram acompanhadas por momentos de fome. Tais condições econômicas e sociais

provocaram uma queda das taxas de natalidade. Também o número de pessoas

registradas como ucranianas se alterou devido aos casamentos interétnicos, às mudanças de nacionalidade e às migrações.

Para além disso, as fronteiras da Ucrânia não eram as mesmas em 1929 e em 1926. Os cossacos do Kuban, entre dois a três milhões de pessoas, foram recenseados como ucranianos em 1926 e reclassificados como russos no final da década de 20. Só por si, esta nova classificação explica 25 a 40 por cento das «vítimas da fome-genocídio» calculadas por Dushnyck-Mace.15

Acrescentemos que a população da Ucrânia, segundo os números oficiais, aumentou três milhões e 339 mil pessoas entre 1926 e 1939. Compare-se este crescimento com a evolução da população judaica que foi sujeita a um real genocídio organizado pelos nazis...16

Para testar a validade do «método Dushnyck», Douglas Tottle fez um exercício sobre a província de Saskatchewan, no Canadá, onde decorreram grandes lutas camponesas nos anos 30. A repressão foi em geral sangrenta. Tottle propôs-se «calcular» as vítimas da «repressão-genocídio» praticada pelo exército burguês canadiano na província de Saskatchewan:

População em 1931: 921 785

Crescimento em 1921-1931: 22%

Projecção da população em 1941: 1 124 578

População real em 1941: 895 992

Vítimas da repressão-genocídio: 228 586

Vítimas em percentagem de 1931: 25%

 

Este «método científico» aplicado ao Canadá seria qualificado por qualquer homem

razoável de farsa grotesca; no entanto, aplicado à União Soviética é largamente utilizado nas publicações da direita como uma «prova» do terror «stalinista». ( CONTINUA...)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário