domingo, 19 de abril de 2015

OS EUA ESTÃO EMDÉBITO COM CUBA


 

CORREA: OS EUA DEVE INDENIZAR  CUBA PELOS DANOS CAUSADOS

 O presidente do Equador, Rafael Correa, disse em recente entrevista, que Cuba deve ser indenizada pelos mais de 50 anos de bloqueio econômico e agressões sofridas nas mãos de governos dos Estados Unidos.

Se deve indenizar a Cuba por tudo o que o fez os Estados Unidos de forma absolutamente ilegal, asseverou o mandatário durante seu tradicional informe semanal de trabalhos, radiotelevisado que foi ao ar  sábado em Quito. Correa apontou que “depois de tantas décadas, o povo cubano está firme, mais digno e soberano que nunca”.

Esse bloqueio tem  sido brutal, e tem  custado dezenas de bilhões de dólares a Cuba, ressaltou o líder equatoriano, que denunciou que a medida unilateral estadounidense, em vigor desde 1962, atenta contra a Carta da Organização dos Estados Americanos (OEA), os princípios das Nações Unidas e o direito internacional. Também  assegurou que a participação, pela primeira vez da ilha caribenha  na Cúpula das Américas celebrada na semana passada no Panamá não foi resultado de concessões de ninguém , sim da luta do povo cubano.

Não estão fazendo um favor à Cuba,  sim que  estão corrigindo injustiças de décadas, sentenciou Correa, que assinalou que a OEA se empenhava em isolar o governo cubano por suposta falta de democracia, enquanto apoiava a la ditadura de Augusto Pinochet no Chile. A América Latina mais presente, mais firme, mais soberana que nunca, deixou claro a mensagem de que não permitiremos jamais voltar a ser o quintal  de ninguém, que a nossa América latina seja respeitada, comentou.

Correa disse  ainda,  estar contente pela aproximação entre os Estados Unidos e Cuba, porém advirtiu que todavia falta levantar o bloqueio norteamericano contra a ilha e devolver-lhe o território de Guantánamo, onde o país nortenho mantém uma base militar contra a vontade do povo e  governo cubanos.

Também se manifestou contra as ingerências e intervenções na América Latina, pois ninguém, advertiu, nomeou algum  país como  árbitro do bem e do mal. Criticou em particular o decreto executivo firmado pelo presidente Barack Obama que declara a Venezuela uma ameaça segurança nacional dos Estados Unidos.

Não podemos cair nesse conto!  Nem toda a América Latina junta se constitui num perigo para os Estados Unidos, expressou Correa, que acrescentou  que a medida só prepara o caminho para uma intervenção na Venezuela , e isso, ressaltou, “nossa América Latina do século XXI jamais o permitirá”.
Fonte: contrainjerencia
Tradução e adaptação: Valdir Silveira

Sem comentários:

Enviar um comentário