segunda-feira, 20 de abril de 2015

DIA NACIONAL DO ÍNDIO?


                                              O DIA NACIONAL  DO ÍNDIO

Muitas comemorações, muitos programas radiofônicos  e televisivos, hipócritas, sobre a vida dos índios. NADA A COMEMORAR.

Assistimos uma curta entrevista com Ailton Krenak, uma grande liderança indígena. Ailton foi curto e grosso, como dizemos na linguagem comum, quando afirmou que “ os madeireiros estão presentes todos os dias nas florestas, desmatando o ano inteiro; a FUNAI aparece uma vez por ano”. Precisa dizer mais?

Segundo Ailton Krenak, “ pensar num meio ambiente entre quem mora num prédio de 100 metros e um índio que vive na floresta, querer entrelaçar essas duas visões de mundo, é um absurdo”. Acrescentou que “  na nossa cultura tudo é efêmero, transitório; por isso os índios estão sempre mudando sua lavoura, suas habitações; para não destruir o meio ambiente.”

É isso que os diferencia do homem branco que pensa só no estático, na visão de gaveta.

Na realidade a FUNAI, sucessora  do SPI- Serviço de Proteção aos Indios,  excluindo o  CIMI-Conselho Indigenista  Missionário, da CNBB, está a serviço dos grandes  desmatadores e mineradores.

A FUNAI faz vistas grossas, isto é comporta-se como sabuja, genuflexa diante dos canalhas assassinos, desmatadores e mineradores que invadem as reservas indígenas , destroem as nossas florestas e poluem os nossos rios com mercúrio.

A Amazônia ,e outras regiões de madeira e mineração,  transformou-se num canteiro de garimpeiros, desmatadores, caçadores de pássaros e animais silvestres e, principalmente, de assassinos de índios; essa a realidade do Brasil de hoje.

Por isso no Dia do Índio, NADA A COMEMORAR.  Só nos resta a indignação contra a hipocrisia!

Sem comentários:

Enviar um comentário