sábado, 7 de fevereiro de 2015

REFORMA AGRÁRIA PARA ACABAR COM A VIOLÊNCIA


CONTRA A ATUAÇÃO IMPUNE DE PISTOLEIROS A SERVIÇO DO LATIFÚNDIO NO OESTE DO PARANÁ

Imprimir PDF

(NOTA DO COMITÊ REGIONAL DO PCB NO PARANÁ)
Mais uma vez o latifúndio impõe a sua lógica do terror sobre a população trabalhadora. Mais uma vez ameaça de morte dirigentes dos trabalhadores sem terra; mais notícias de assassinatos cruéis e impunes. O Partido Comunista Brasileiro (PCB), sempre ao lado da população pobre e trabalhadora, manifesta seu repúdio por práticas criminosas das oligarquias rurais, que contam com a omissão criminosa dos responsáveis pelo Estado.
O dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Antonio Miranda, que atua no acampamento Herdeiros da Luta 1º de Maio, ocupação da Fazenda Rio das Cobras, em Rio Bonito do Iguaçu, região oeste do Paraná, denuncia que tem sofrido diversas ameaças de morte por parte do latifúndio. Há também relatos de que uma família de assentados, que apoiava os acampados, teria sido assassinada por pistoleiros. O clima é de terror contra a população trabalhadora.
Essa fazenda é motivo de disputa, pois a empresa Araupel alega ser sua proprietária, o que é contestado pelo próprio INCRA e Justiça Federal.
O PCB responsabiliza o governador do Estado do Paraná, Beto Richa, pela segurança da população, pois é sua tarefa garantir esse direito previsto em lei. A polícia, sempre tão zelosa em reprimir os movimentos populares e na proteção da propriedade privada, tem a obrigação de desarmar os pistoleiros que agem na região e garantir a segurança de homens, mulheres e crianças que querem apenas o direito à existência e o trabalho digno no cultivo da terra para a produção de alimentos.
Basta de impunidade
Basta de atuação parcial das autoridades
Pelo direito à terra para todos
Pelo direito à vida

1 comentário:

  1. Camarada Valdir: acadêmico gaúcho em busca de dados sobre a história da Reforma Agrária no Paraná para uma tese e doutorado tentou sem sucesso obter pelo Google uma indicação minha a respeito do documento "Os Comunistas e a Reforma Agrária no Paraná". De fato, também procurei mais não achei. É um trabalho bom demais para ficar oculto. (Alceu A. Sperança)

    ResponderEliminar