sábado, 7 de fevereiro de 2015

A MISÉRIA DENTRO DO PROGRESSO

" A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa"(Karl Marx). Dando uma olhada pela minha pequena biblioteca, de 24 metros quadrados, cercada por livros, arquivos, jornais e revistas para minhas consultas, me deparei com um livro, escrito em 1971 - há 44 anos- e editado pela Civilização Brasileiro, autor Franklin de Oliveira A tragédia da renovação brasileira, ao folhear o livro me deu um sentimento de indignação, de raiva, de ira e, por quê não dizer, de ódio ao constatar que passados quase meio século as mazelas continuam as mesmas e, algumas, PIORES.  É vergonhoso porque assistimos essa canalha, que domina o Congresso Nacional, chantageando o governo, fustigando a presidente Dilma, como já fizeram com Lula, PARA QUE TUDO CONTINUE SEM MUDANÇA.
Nas contras do livro Franklin de Oliveira afirma que " a visão ingênua leva a contemplar o Brasil como um País que ingressou na grande industrialização sem pagar maiores custos sociais pela mudança de sua estrutura produtiva." Diz também " que o desenvolvimento fundado em modelo de sociedade competitiva, não só implica em distorções econômicas, como também impõe ao Homem Brasileiro preço que não pagaria, caso o progresso material fosse procurado através de outro modelo". No capítulo Um Dia Foi Verde Meu Vale, Franklin de Oliveira falando sobre a exploração cafeeira já dizia " o solo, tratado predatoriamente, se havia esgotado". Fala sobreas carvoeiras do Vale da Paraíba e numa visão holística, num sub-capítulo DESEQUILIBRIO ECOLÓGICO, já denunciava " A derrubada de árvores, o desmatamento para produção de lenha e carvão destinados à siderurgia e para a ampliação irracional de pastagens e a instalação de culturas itinerantes tem atingido níveis alarmantes. Esta fúria assassina não para sequer _a margem dos rios, córregos e nascentes. Encostas e morros despojados de sua cobertura vegetal, servem às enxurradas. O uso do  fogo favorece as erosões. Esse é um capítulo trágico. Só em consequência de práticas predatórias no trato da terra, o Brasil vem perdendo atualmente, por ano, quinhentos milhões de toneladas de solo agrícola - perda comprovada. O solo é um complexo biológico. "(grifos meus)
Para encerrar, muito poderia ser dito sobre o livro que recomendo que leiam ( procurem em sebo), termino com essa frase lapidar contida no livro o Brasil ainda não se preocupa em deter a política de terra arrasada que lhe está destruindo todas as suas fontes de vida. Infelizmente estamos vendo grassar a miséria dentro do progresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário