segunda-feira, 6 de outubro de 2014

OS " CORONÉIS" DO PARANÁ

Poder em família

Herdeiros de políticos tradicionais são eleitos deputados no Paraná

Das 54 cadeiras da Assembleia Legislativa, 12 serão ocupadas por representantes de famílias tradicionais do Paraná
05/10/2014 | 22:47 |  -Gazeta do Povo
Um a cada cinco deputados eleitos para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) tem parentesco com nomes tradicionais da política paranaense. Entre os 12 “herdeiros” que conseguiram uma cadeira no Legislativo, seis iniciarão o primeiro mandato. Na Câmara Federal, dois dos 30 eleitos têm relação com famílias poderosas do estado.
“É um número alto, o que confirma a tese de que a política é cada vez mais um negócio de família”, afirma o cientista político Ricardo Oliveira, autor de livros que analisam a teia de poder de famílias paranaenses.
Para Oliveira, o desejo de mudança das manifestações de 2013 não se refletiu no voto. “Os protestos só promoveram mais conservadorismo e continuísmo político”, resumiu. Isso teria ocorrido pela falta de liderança nos atos, que não resultaram em candidatos.
Derrotado para o governo, Roberto Requião (PMDB) conseguiu emplacar o filho, Maurício Requião, na Assembleia, e o sobrinho, João Arruda, para a Câmara.
Três descendentes de conselheiros do Tribunal de Contas foram eleitos. Tiago Amaral, filho de Durval Amaral, foi o mais votado de sua coligação, com 86 mil votos. Artagão Junior, filho do presidente do TC Artagão Mattos de Leão, foi reeleito pela quarta vez. Evandro Junior, neto de Hermas Brandão, exercerá o segundo mandato.
Os outros herdeiros eleitos: Pedro Lupion (filho de Abelardo Lupion), Bernardo Ribas Carli (filho de Fernando Ribas Carli e irmão de Carli Filho), Anibelli Neto (filho de Antônio Anibelli), Maria Victoria (filha de Ricardo Barros e Cida Borgheti), Alexandre Curi (neto de Aníbal Khury), Paulo Litro (filho de Rose Litro e Luiz Fernandes Litro), Felipe Francischini (filho de Fernando Francischini), Alexandre Guimarães (filho de Affonso Guimarães).
Na contramão, Reinhold Stephanes e Stephanes Jr., pai e filho, perderam juntos. Luiz Renato Hauly e Antonio Carlos Salles Belinati, filhos de Luiz Carlos Hauly e Antonio Belinati, não conseguiram se eleger -- por outro lado, o sobrinho Marcelo Belinati entrou na Câmara.
Tal qual no nordeste, o Paraná também tem seus " coronéis ". Não podem mais falar mal dos nordestinos.

Sem comentários:

Enviar um comentário