quinta-feira, 14 de agosto de 2014

OS EUA EO MÉDIO ORIENTE (III)




A expansão do império americano através do norte de África e Médio Oriente foi montada com o armamento e financiamento de estados-vassalos para servirem de postos avançados. O arco de bases militares imperiais americanas que se estende do Egipto, através de Israel, da Turquia, da Jordânia, do Iémen, do Iraque, do Bahrain e da Arábia Saudita, está protegido por uma série de campos prisionais contendo dezenas de milhares de prisioneiros políticos.

Arábia Saudita: monarquia absolutista

De acordo com o “refazer do Médio Oriente” do presidente Obama, a Arábia Saudita figura como o “aliado mais fiel no mundo árabe”. Como estado vassalo leal, as suas prisões transbordam de dissidentes pró-democracia encarcerados por procurarem eleições livres, liberdades civis e o fim de políticas misóginas. De acordo com a Comissão de Direitos Humanos Islâmicos, os sauditas detêm 30.000 presos políticos, a maior parte arbitrariamente detidos sem acusação ou julgamento.

A ditadura saudita desempenha um papel principal no financiamento dos regimes de estados policiais na região. Despejaram 15 bilhões de dólares nos cofres da junta do Egito a seguir ao golpe militar, como recompensa pela purga sangrenta em massa dos eleitos e seus apoiadores pró-democracia. A Arábia Saudita desempenha um importante papel no apoio ao domínio de Washington, financiando e armando “regimes carcereiros” no Paquistão, Iémen, Bahrain, Jordânia e Egito.
Fonte: "Refazer o Oriente Médio", James Petras

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário