domingo, 8 de junho de 2014

O FRACASSO DO SISTEMA ALIMENTAR TRANSNACIONAL (Final)


 
Cozinhar o planeta
Cerca de um quarto da população do mundo passa fome e as colheitas estagnaram desde os anos oitenta. O que temos diante como uma história de horror, se considerarmos as consequências ambientais, especialmente como o mundo aprende sobre o papel que a agricultura industrial e sistema de alimentação têm desempenhado na crise climática.
O consenso científico atual é de que a agricultura é responsável por 30% de todas as emissões de gases de efeito estufa causadas por seres humanos. Mas é injusto colocar todas as formas de agricultura no mesmo saco. Apenas uma pequena parcela das atividades agrícolas são responsáveis ​​pela maior parte das emissões de gases de efeito estufa provenientes da agricultura. O desmatamento causado pela mudança de uso do solo é responsável por quase metade do total, enquanto as emissões de fazendas são causados ​​principalmente pela produção animal e de fertilizantes. Todas essas fontes de gases de efeito estufa estão intimamente ligados à agricultura industrial e a expansão do sistema alimentar nas mãos das multinacionais. Bem como alta dependência do petróleo e da pegada de carbono elevado causado por transporte de alimentos e suprimentos em todo o mundo em todos os tipos de recipientes de plástico.
A maior parte da energia utilizada pelo sistema alimentar industrial vem do consumo de combustíveis fósseis e da quantidade de energia utilizada traduz diretamente para a emissão de gases de efeito estufa. Estima-se que o sistema alimentar dos EUA é responsável por 20% de todo o consumo de combustíveis fósseis no país. Este valor inclui a energia utilizada em estabelecimentos de produção de alimentos, e os processos de transporte, embalagem, processamento e armazenamento.
A diferença no consumo de energia entre a agricultura industrial e sistemas agrícolas tradicionais não poderia ser mais extremo. Fala-se muito de quão eficiente e mais produtiva do que a agricultura industrial é comparado com a forma tradicional de agricultura no Sul global, mas se levarmos em conta a eficiência energética, nada pode estar mais longe da verdade. A FAO estima que, em média, os agricultores dos países industrializados gastam cinco vezes mais energia comercial para produzir um quilo de produtores de cereais na África. Olhando para culturas específicas, as diferenças são ainda mais dramáticos: para produzir um quilo de milho, um agricultor de os EUA usam 33 vezes mais energia comercial do campesinato tradicional no vizinho México. E para produzir um quilo de arroz, um fazendeiro dos EUA usa 80 vezes a energia comercial utilizada por um agricultor tradicional nas Filipinas . Esta "energia comercial", é claro, e o gás necessário para produzir fertilizantes e agro químicos e combustíveis fósseis operar máquinas agrícolas, contribuindo substancialmente para a emissão de gases de efeito estufa.
Mas a própria agricultura é responsável por apenas um quarto da energia usada para trazer comida para as mesas. O gasto energético e da poluição que ocorre dentro do sistema internacional de alimentos em seu sentido mais amplo: o processamento, embalagem, refrigeração, cocção e mobilização de alimentos em todo o mundo. Há culturas ou alimentação animal produzidos na Tailândia, processados ​​em Roterdão, bovinos alimentados em outro lugar, que acabam como alimento no McDonalds.
Alimentação, transporte de energia intensiva. Estima-se que 20% de toda a carga em os EUA é usado para mover alimentos: 120 milhões de toneladas de emissões de CO2. Importação e exportação de alimentos / EUA realiza 120 milhões de toneladas de CO2. Mais material de transporte e insumos (fertilizantes, pesticidas, etc) para fazendas industriais, transporte de indústrias de plástico e embalagens de papel e consumidores mover-se para ir mais longe a cada dia, supermercados . Isto dá-nos uma visão geral do enorme quantidade de gases de efeito estufa produzidos pelo sistema alimentar industrial, apenas para as suas necessidades de transporte. Outros grandes produtores de indústrias de processamento de gás são alimentos, refrigerados e embalados, responsável por 23% da energia consumida no sistema alimentar dos EUA. To-fazer isso adiciona uma incrível quantidade de energia desperdiçada.
E por falar em resíduos: o sistema alimentar industrial descarta metade de todos os alimentos produzidos em sua jornada de comerciantes locais, os processadores de alimentos, lojas e supermercados, o suficiente para alimentar o mundo da fome seis vezes. Ninguém começou a calcular quanto gases de efeito estufa são produzidos pela decomposição de todos os alimentos jogados fora.
Muito disso é um tremendo desperdício ea destruição poderia ser evitado se o sistema alimentar global ser descentralizada se a agricultura desindustrializara.
Controlado pelo sistema alimentar transnacional está agora em um beco sem saída. O que eles propõem é a agricultura industrial mais e cadeias globais de alimentos como uma solução para a crise alimentar. Essas atividades só acelerar a mudança climática, e severamente intensificou a crise alimentar. É um ciclo vicioso que faz com que a pobreza extrema e os ganhos, e o abismo entre os dois é cada vez mais profunda.
Qual é a saída
A crise climática envolve mudanças já, agora mesmo! Precisamos construir sistemas alternativos de produção e consumo, organizados de acordo com as necessidades das pessoas e da vida no planeta. A transformação do sistema alimentar não irá ocorrer enquanto as corporações têm tal poder absoluto. As forças da mudança está em nossas mãos, nas nossas comunidades, que organizam a recuperar o controle sobre nossos sistemas alimentares e dos nossos territórios.
Na luta por um sistema de comida diferente, os principais obstáculos são políticos, não técnicos. Temos de voltar a colocar as sementes em mãos camponesas, remover pesticidas e fertilizantes químicos, pecuária integrada formas de produção mistos, e organizar os nossos sistemas alimentares para que todos tenham comida suficiente segura e nutritiva. Capacidade de produzir tais mudanças têm sido demonstrados em milhares de projetos e experiências que se desenvolvem as comunidades em todo o mundo. Mesmo a Avaliação Internacional do Conhecimento Agrícola, Ciência e Tecnologia no Desenvolvimento Agrícola, realizado sob a direção do Banco Mundial não pode deixar de reconhecer. Ao nível das explorações agrícolas são formas bastante claras e diretas para enfrentar a mudança climática.
Os desafios políticos são mais difíceis. Mas há muita coisa que já está acontecendo no local. Diante da repressão violenta mesmo, as comunidades locais estão resistindo os mega-projectos, barragens, mineração, plantações e desmatamento das florestas; mobilizar para a soberania alimentar. Seus pontos fortes estão no centro da acção climática, enquanto eles estão unidos para resistir à imposição das políticas neoliberais e desenvolver visões coletivas. É nesses espaços, a resistência organizada que surgem alternativas destrutivas para atual sistema alimentar e podemos encontrar a força e estratégias comuns para nos tirar do ciclo suicida que a agricultura industrial e sistema alimentar industrial temos afundado.

Sem comentários:

Enviar um comentário