sábado, 7 de junho de 2014

O FRACASSO DO SISTEMA ALIMENTAR TRANSNACIONAL (II)


O prognóstico é de muita fome
EM 2007, ou cerca de Mudanca Painel Internacional do Clima (IPCC) publicou hum relatório sobre o estado do clima na Terra. Embora não se mostrou de forma inequívoca que o aquecimento global é uma realidade e ele disse que era "muito provável" que os seres humanos foram responsáveis ​​por ele, cautelosamente previu que o planeta poderia aquecer 0,2 º C por década, se nada for feito para mudar a curso de nossas emissões de gases de efeito estufa. O relatório advertiu que até o final do século mudança de temperatura entre 2 e 4 ° C poderia produzir aumentos dramáticos nos níveis do mar e uma cascata de desastres em todo o mundo.
Apenas alguns anos mais tarde, verifica-se o PICC estava muito otimista. O consenso científico atual é de que haverá um aumento de 2 ° C nas próximas décadas e que, se nada mudar o planeta poderia aquecer em até 8 º C até 2100, chegando a um ponto de ruptura quando entrar uma mudança climática perigosa e irreversível . Segundo o Fórum Humanitário Global em Genebra, agora a mudança climática afeta seriamente 325 milhões de pessoas por ano -315 000 delas morrem de fome, doenças e desastres climáticos induzidos pela mudança climática . previsão era de que a taxa anual Mortes por mudança climática atingirá meio milhão em 2030, afetando seriamente a 10% da população mundial.
O alimento vai estar no centro. Todos concordam que a produção agrícola deve continuar a crescer nas próximas décadas e manter-se com o crescimento da população. Mas é provável que a mudança climática interromper esta produção. Em um relato exaustivo de estudos sobre os impactos do aquecimento global sobre a agricultura, William Cline estima que se as tendências permanecem os mesmos, em 2080 a mudança climática vai reduzir o potencial de produção da agricultura global em mais de 3% em relação ao atual . Os países em desenvolvimento serão os mais atingidos, com uma queda de 9,1% do seu potencial de produção agrícola. África enfrenta uma queda de 16,6%. Os impactos reais podem ser muito pior.
A grande fraqueza das projeções PICC e outros, quando se trata de agricultura, é que as suas previsões aceitar a teoria da "fertilização de carbono", que argumenta que os altos níveis de CO2 na atmosfera acentuada fotossíntese em muitas culturas rendimentos chave e atirar. Estudos recentes mostram que esse potencial é em grande parte uma miragem. Não basta qualquer aceleração inicial de crescimento vai diminuir significativamente depois de alguns dias ou semanas, mas o aumento de CO2 reduz o nitrogênio e proteína em folhas de mais de 12%. Isto significa que, com as alterações climáticas, haverá menos para proteínas humanas nas principais cereais, tais como trigo e arroz. Também deve ter menos nitrogênio aos insetos, o que é importante, o aumento da superfície de insetos comem as folhas e que irá causar reduções significativas no rendimento.
Quando Cline fez cálculos, sem considerar os supostos resultados de fertilização de carbono eram alarmantes. Os rendimentos globais cairiam 16% em 2080, e cairia uma regional de 24,3% na América Latina, 19,3% na Ásia e 27,5% na África. Os rendimentos foram reduzidos em 38% na Índia, e mais de 50% no Senegal e Sudão.
Essa previsão assustadora poderia ficar aquém. O estudo de Cline, o relatório da PICC e outros relatórios sobre mudanças climáticas e agricultura, não tendo em conta a crise de água relacionado. Hoje, 2 400 milhões de pessoas vivem em ambientes com escassez de água dura e previsões falam de subir para 4 bilhões na segunda metade do século. As fontes de água para a agricultura estão esgotadas ou estão perigosamente se tornando escasso em muitas partes do mundo. O aquecimento global agravar o problema como gerar altas temperaturas e condições mais secas necessárias para aumentar a quantidade de água para a agricultura. Vai ser muito difícil manter os níveis atuais de produção, ea população vai agravar ainda mais esta situação.
Impactos das condições meteorológicas extremas, como a mudança climática também deverá ser maior: aumentar a frequência ea intensidade das secas, inundações e outros desequilíbrios naturais, causando desastres nas culturas. O Banco Mundial prevê que a intensificação das tempestades fará adicionais 29.000 quilômetros quadrados de terras agrícolas localizadas em áreas costeiras vulneráveis ​​a inundações novamente . Aumento dramático em incêndios florestais já afetam cerca de 350 milhões de hectares  a cada ano. Um estudo prevê que os incêndios florestais vai aumentar em 50% no oeste dos Estados Unidos para o ano de 2055, como resultado do aumento da temperatura. 
E então o mercado. A oferta global de alimentos é cada vez mais controlada por um pequeno número de empresas que têm um quase monopólio de toda a cadeia alimentar a partir de sementes de supermercado. Aumentos de capital especulativo no comércio agrícola. Qualquer interrupção do fornecimento de alimentos, ou a mera percepção de tais problemas podem causar aumentos de preços tumultuados e agarrando enormes lucros dos especuladores, fazer comida inacessível para os pobres urbanos e faz com que todos tipo de mudanças na produção agrícola no campo . A simples rumor de uma escassez global de alimentos e agricultura atraiu especuladores financeiros que estão acumulando terras em grande escala, a um nível não visto desde os tempos coloniais. 
Estamos entrando em uma era de extremos distúrbios na produção de alimentos. Nunca houve uma necessidade tão urgente de um sistema para garantir a oferta de alimentos para todos de acordo com as suas necessidades. No entanto, o sistema alimentar global nunca foi tão controlado por um pequeno grupo de pessoas, cujas decisões são baseadas apenas em quanto dinheiro eles podem obter para os seus acionistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário