terça-feira, 13 de maio de 2014

POR QUE COBIÇAM A NIGÉRIA




ECONOMIA DA NIGÉRIA

O país é o 12º maior produtor do mundo e o oitavo maior exportador de petróleo, além de ter as 10 maiores reservas provadas deste recurso. O país entrou para a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) em 1971 e o petróleo desempenha um grande papel na economia nigeriana, respondendo por 40% do PIB e por 80% do orçamento do governo. No entanto, a agitação por um melhor controle dos recursos no Delta do Níger, a principal região produtora de petróleo, levou a interrupções na produção e impede o país de exportar com 100% da capacidade.

A Nigéria tem um dos mercados de mais rápido crescimentos do setor de telecomunicações do mundo, sendo que os principais operadores de mercados emergentes (como MTN, Etisalat, Zain e Globacom) baseiam seus maiores e mais rentáveis centros no país. O país tem um setor de serviços financeiros altamente desenvolvido, com uma mistura de bancos locais e internacionais, empresas de gestão de ativos, corretoras, seguradoras, fundos de private equity e bancos de investimento.

O território nigeriano também tem uma grande variedade de recursos minerais subexplorados, que incluem gás natural, carvão, bauxita, tantalita, ouro, estanho, minério de ferro, calcário, nióbio, chumbo e zinco Apesar de possuir enormes depósitos desses recursos naturais, a indústria de mineração local ainda está em um estágio primário.

A agricultura costumava ser a principal fonte de divisas da Nigéria Ao mesmo tempo, o país era o maior exportador mundial de amendoim, cacau e óleo de palma, além de ser um importante produtor de cocos, frutas cítricas, milho, milheto, mandioca, inhame e cana-de-açúcar. Cerca de 60% dos nigerianos trabalham no setor agrícola e o país tem vastas áreas subutilizadas de terra arável.


 Os dados acima justificam as investidas atuais sobre a Nigéria. O caso das meninas "sequestras" é mais um factoide criado por potências interessadas no petróleo e riquezas minerais da Nigéria. Será  que os "sequestradores" das meninas não estão servindo de laranja para os interesses dos exploradores? Fica a pergunta!


 



Sem comentários:

Enviar um comentário