sábado, 8 de março de 2014

MULHERES HOJE, O QUE COMEMORAR?



Hoje é um dia onde, em todo o mundo, muitas demagogias e hipocrisias são difundidas. Apesar dos avanços conquistados no século XX e nos últimos anos, as mulheres ainda continuam sendo vilipendiadas, exploradas em diversos segmentos, principalmente no mercado de trabalho.
As mulheres que mais sofrem estão na zona rural e nas comunidades mais distantes das zonas urbanas, onde enfrentam todo o tipo de violência: falta de água, falta de saneamento básico, falta de assistência médica, ausência de energia elétrica, moradias insalubres, etc., etc.
A prostituição ainda é um grande estigma que acompanha as mulheres desde a tenra idade. A prostituição é uma dessas práticas nas quais, com certeza, podemos afirmar que é uma aliança de morte entre o capitalismo neoliberal e o patriarcado. Todos os recortes em políticas públicas influem negativamente na vida das mulheres. No mercado de trabalho as mulheres ganham sempre menos que os homens. O trabalho de cuidado dos filhos e o doméstico são realizados majoritariamente pelas mulheres. A maioria dos salários de pobreza estão entre as mulheres, o trabalho informal é feito, em grande parte, pelas mulheres, assim como o trabalho em tempo parcial. Os trabalhos exercidos sem contratos são, na grande maioria, exercidos pelas mulheres. A malandragem, as sacanagens e a exploração da terceirização atingem  principalmente as mulheres.
Infelizmente existem um segmento feminino que está sendo cooptado pelo sistema em participando dessa exploração através das passarelas, dos bigbrothers da vida, da propaganda maliciosa que usa como mote o corpo da mulher. Cabe as feministas de hoje vincular o feminismo, a luta pela libertação da mulher, às ideias emancipadoras do socialismo, só assim poderão dar resposta à feminização da pobreza. Uma das funções principais nesta época marcada pela globalização é identificar e lutar contra a política sexual do neoliberalismo.
Nesse dia de hoje – Dia Internacional da Mulher- não estou cumprimentando as mulheres, sim me solidarizando, protestando e manifestando minha revolta contra a exploração capitalista que atingem todos os seres humanos e, principalmente, as mulheres. Fora com o capitalismo responsável e culpado pela prostituição e exploração das mulheres! Hoje não é um dia de comemoração, sim um dia de luta. 


 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário