sábado, 8 de fevereiro de 2014

FRANÇA:A RECONQUISTA DAS ANTIGAS COLÔNIAS







França esconde as verdadeiras razões da sua intervenção na República Centro- Africano

Da República Centro- Africano (622 089 km2 , habitada por 5 milhões de pessoas ) , só se sabe que enfrenta  um conflito " étnico e religioso " e que  2,6 milhões de pessoas  precisam de assistência humanitária imediata e um em cada cinco  centroafricanos são deslocados internamente. Números que podem aumentar a medida que o conflito coloca milhões de pessoas em situação em risco  .  No entanto, nada é dito sobre as implicações das multinacionais francesas e do próprio Estado francês            após   o          conflito                      que vive        o          país.




Poucos meios de comunicação internacionais se preocuparam em destacar informações precisas  que nos permitam interpretar o que realmente está acontecendo hoje na República Centro- Africano. Há interesses poderosos no mundo aos quais convém  que muito pouco ou nada  se  divulgue  sobre as causas dos conflitos que surgem na África negra . Para esses interesses e seus meios de comunicação transnacionais , é preciso generalizar e banalizar à opinião mundial,  a realidade apresentada em vários países desse continente , principalmente a fome e os conflitos sobre disputa territorial entre as diferentes comunidades étnicas , de modo que permita condicionar a opinião para justificar a intervenção militar na Europa e dos EUA sob pretextos "humanitários" .Enquanto o sangue do povo africano é derramado em torrentes, as empresas de petroleo e minerais  das potencias  se prestam a apropriar-se  de       suas   riquezas. .

A debacle econômica e financeira que existe em toda a União Europeia incentiva a rapina  das potências contra a periferia capitalista. É que as coisas não estão indo bem para a França decadente , que viu a necessidade de invadir outras terras para afastar sua crise e manter a sua hegemonia em suas ex-colônias.


 




As políticas internas e externas adotadas pelo regime francês para enfrentar a crise econômica finalmente desmascaram o ultra- neoliberal desacreditado disfarçado de "socialista",  presidente            François        Hollande.

Depois de faze-lo  na Costa do Marfim , Líbia , Mali, França decidiu intervir militarmente na República Centro Africano para " levar  a paz " para o povo.
De fato, Hollande não hesitou em completar o envio de  1.600 " angelicais " soldados franceses para fazer a  "paz" e salvar o povo da África Central da suposta guerra étnica e religiosa.



 A 6 de dezembro de 2013 , durante a Cúpula a África- França, no Palácio dos Campos Eliseos , François Hollande disse à imprensa que a operação militar na República Centro Africano, que é chamado de " Sanguiris " é a resposta a uma " situação catastrófica que vive o seu povo, que solicitaram a assistência da França (..) os franceses devem ser orgulhar das intervenções em qualquer lugar desinteressadamente". E, como esperado, a ONU aprovou rapidamente a Resolução 2.127, que autorizou a intervenção militar.
Desde 1960 o povo centro africano sofreu seis golpes promovidos por interesses corporativos que levaram à anarquia. Sucessivos presidentes da África Central como  David Dacko , Bokassa 1º , André Kolingba , Ange F. Patassé , François Bozizé , Michel Djotodia tem sido corresponsáveis junto com a França pelo desastre. No dizer do  renomado pesquisador Olivier A. Ndenkop " a mão de France , potencia  colonizadora , sempre foi vista ou anunciada após os vários golpes "


 Em seu mais recente trabalho intitulado " Os motivos da intervenção francesa ", diz Ndenkop que a França sempre teve interesse na República Centro- Africano. " (França) Hoje controla  a economia centro-africana .




Mas a questão crucial que muitos estão perguntando é : por que a França busca por meio da guerra o que sempre foi capaz de conseguir em relativa paz ?


Fonte: Basem Tajeldine, in rebelion.org


 









 





 
 

Fonte: Basem Tajeldine, in rebelion.org

 






 

Sem comentários:

Enviar um comentário