quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

COLTAN SANGRENTO (Final)


Analistas de segurança dizem que o tântalo é um mineral estratégico .
Um dos maiores desafios para os engenheiros eletrônicos na área de defesa é a manipulação de temperaturas extremamente altas geradas por processadores de alto desempenho nas novas aplicações militares. As recentes inovações no campo da térmica possibilitou a operar com altas cargas de calor usando capacitores de tântalo . Isso se estende a bombas inteligentes , navegando a bordo dos aviões , robôs e uma variedade de sistemas de armas, e os capacitores nos sistemas anti-tanque . Novos desenvolvimentos tecnológicos têm levado a um rápido desenvolvimento de armas totalmente autônomos ou robôs autônomos letais . Em suma, se não fosse para as propriedades surpreendentes de resistência ao calor de tântalo , estes sistemas podem superaquecer.
O tântalo derivado do coltan é essencial para alimentar uma nova série de aplicações militares feitos nos EUA . No entanto, os EUA não têm sua própria fonte de coltan . Para manter um fluxo contínuo de coltan são totalmente dependentes de importações. O USDLA ( Agência de Logística de Defesa dos Estados Unidos ) reservas mantém minerais estratégicos e raros na sua Warehouse Defesa Nacional (NDS) . Esta loja foi fundada em 1939 para reduzir a possibilidade de " uma dependência perigosa e cara dos Estados Unidos em relação às fontes de abastecimento de tais materiais em tempos de emergência nacional. "
No entanto, nos últimos anos, as reservas de tântalo foram esvaziados. Um relatório do Pentágono no ano passado sobre a dependência de minerais de os EUA, o Departamento de Defesa recomenda o armazenamento de tântalo e oito outros minerais. Se os EUA ficarem sem tântalo, poderia continuar a construir as suas armas? As conseqüências de uma falta de tântalo teria um efeito desastroso sobre a RDC. Quando ocorreu um aumento de preço do tântalo também foi um momento de grande escalada de violência no leste da RDC .
No ritmo atual , a indústria de armas poderia estar  superando , se não o tiver feito , o consumo de coltan dos fabricantes de smartphones e tablets. O uso extensivo de drones na última década significa que os EUA precisavam de tântalo já  que o circuito eletrônico  dos drones é construído com tântalo a partir do coltan refinado. Esta ligação com a fabricação de armas dá um novo significado ao termo " coltan sangrento " . O coltan sangrento não é exclusivo da África Central. Existem importantes reservas de coltan na selva amazônica, que se estende pela fronteira entre a Venezuela e a Colômbia criando um mercado negro emergente . Os senhores das drogas  dominam o lado colombiano da fronteira. É considerada uma  zona de conflito já que o coltan é contrabandeado através da zona de perigo em seu caminho para a Venezuela Colômbia e Brasil.
Na RDC, a extração , comércio e contrabando de minerais continua a financiar o conflito. A corrida pelo coltan gera violência na RDC. A ponta de lança desta demanda é o tântalo, um ingrediente-chave em novas tecnologias militares. A obsessão americana com a “guerra cirúrgica”, de controle remoto, especialmente drones , está aguçando  o apetite pelo tântalo. Os EUA já mataram milhares de pessoas no Paquistão, Afeganistão, Iêmen e Somália , com um crescente número de ataques com drones . Também operam em Mali , Líbia e Nigéria. O que põe em evidência  uma ligação conexão preocupante entre duas guerras contemporâneas : a "guerra ao terror" desde a doze anos e a   guerra que faz dezesseis anos  no Congo. Ligando as duas está  a demanda por minerais congoleses .
Fonte: rebelion.org
Tradução e adaptação: Valdir Silveira





Sem comentários:

Enviar um comentário