sábado, 7 de dezembro de 2013

AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS NA VENEZUELA

Socialistas convocam os eleitores a votar nos candidatos do processo, contra os candidatos da burguesia  especulativa.
Há um dia das eleições, pode-se perceber  uma melhoria nas perspectivas do chavismo nas eleições  municipais após  adoção de medidas de emergência contra a guerra econômica da burguesia. Sem dúvida, um mês antes a situação política era muito ruim. O povo via o governo sem resposta , curvado sobre a estratégia errada para negociar e fazer concessões ao empresariado; que só servia  para que os  capitalistas agissem  com maior impunidade e vai avançassem  nos seus  planos de conspiração. A guerra econômica da burguesia, a especulação vertiginosa, a usura, acumulação, as fraudes milionárias com as moedas  e manipulação do dólar " paralelo" ,vinham deteriorando extremamente as condições econômicas, o salário e o nível de vidada população.
Tudo isso gerava uma crescente inquietação e insatisfação, decepção, desânimo e desconfiança do povo.  Neste clima, a direito estava se preparando para tentar converter as eleições municipais em um referendo contra o presidente Maduro e abrir caminho para a queda do governo, com cenários de agitações de  rua , estimulado pela manipulação da economia e táticas pseudo -institucional .
A resposta positiva do governo bolivariano , embora tardia e ainda insuficiente,  redirecionando para o caminho certo, até certo ponto, desacelerou a ofensiva da burguesia e da direita , dando  uma pausa para preparar e iniciar as novas batalhas virão, para realmente começar a construir uma economia não capitalista , com uma verdadeira participação democrática do povo no exercício do poder no processo constitucional popular e transição para o socialismo .
Apesar do desconforto com a forma de nomeação dos candidatos chavistas e da definição de suas políticas, o efeito da contra-ofensiva do governo se transfere para as eleições municipais e o povo sente que  está mais consciente da necessidade de derrotar os candidatos da burguesia , da direita defensora  dos especuladores e agiotas , da fraude e fuga de capitais das receitas do petróleo.
Entendemos que onde existem vários candidatos identificados com Chávez , contamos que o povo  saiba identificar aqueles que têm melhores ligações com as bases e comunidades, melhor perfil ético e melhores abordagens para o combate anti-capitalista, para o avanço da revolução e democracia revolucionária , para a construção do Poder Popular com as comunidades  populares e  com a classe trabalhadora.
Os socialistas venezuelanos estão convocando o voto a favor de que se mantenha a luta em defesa da classe trabalhadora e do povo contra o capital,   para continuar e aprofundar as medidas econômicas contra a especulação , a usura e o roubo dos salários e do patrimônio  dos venezuelanos; um voto para impedir a burguesia use as eleições municipais como uma alavanca para novas ações conspiratórias contra a revolução bolivariana e suas conquistas fundamentais. É uma  votação, um alerta e uma disposição  para uma forte  mobilização popular, será, nestes momentos,  a melhor defesa contra qualquer tentativa dos autores do golpe de 2002 .
Fonte: rebelion.org

Sem comentários:

Enviar um comentário