segunda-feira, 4 de novembro de 2013

CONTINUA NO BRASIL A CULTURA DA ESCRAVIDÃO, DO COLONIALISMO E EXPLORAÇÃO


Em recente entrevista a assessora legislativa da CONTAG Adriana Fetzner Borba,  que desenvolve um trabalho na Campanha da Confederação contra a introdução de modificações na Proposta de Emenda Constitucional –PEC- sobre Trabalho Escravo, fez graves denúncias sobre a situação dos trabalhadores no campo. Segundo Adriana, a CONTAG , a Comissão Pastoral da Terra (CPT) , a Associação dos Procuradores do Trabalho ( ANPT ) e sindicatos , entre outros, propôs em 1993 um projeto em que se  solicitava a expropriação de terras onde fosse encontrado  trabalho escravo . A partir desse momento e nesse cenário é que  surgiu o Fórum Permanente sobre Violência no Campo.
Foi apresentada  em 1995 pelo senador Ademir Andrade (PSDB -PA) . Desde então, essa PEC transita no Congresso.
Não é examinada e não é aprovada porque o grande problema está na composição do Parlamento brasileiro, em seu equilíbrio de poder: há uma maioria de direita , ligados ao agronegócio , mais conhecida como Frente Parlamentar Ruralista  - que usa a chantagem para continuar  obstruindo  a votação e a adoção desta alteração . “ Se vocês votam isto, então nós não votamos  isso”; essa é a filosofia de negociação do bloco ruralista.
Sempre foi muito difícil para o avanço desta  PEC , mas conseguiu passar pelo Senado e chegar à Câmara dos Deputados , onde agregou a cláusula de desapropriação de áreas urbanas, onde o trabalho escravo também foi detectado; mas quase 20 anos depois, o debate continua. A grande causa  de rejeição é a desapropriação de terras , e agora adicionada do trabalho escravo.
Em 1999 foi aprovada em primeira instância . Em 2004 houve um fato lamentável, conhecido como a Chacina de Unaí : três fiscais  agrícolas do Ministério do Trabalho e seu motorista foram mortos enquanto realizavam seu trabalho diante da denuncia  de trabalho escravo em fazendas do ex-prefeito de Unaí , Antero Mânica . Isso chocou a opinião pública e política e  a PEC avançou  um pouco mais e foi aprovada no Parlamento .
Atualmente, está novamente a consideração  do Senado , que é muito mais conservador do que a Câmara, onde  se propõe a aprovação de um texto do regulamento que redefine o conceito de trabalho escravo e especifica como serão realizadas as desapropriações .
O acordo foi finalizado, e juntou-se uma Comissão Especial para discutir o assunto, tudo de forma muito sigilosa . O resultado foi que eliminaram do conceito de trabalho escravo as condições de trabalho degradante e jornada  cansativo, e só se poderá condenar o  proprietário físico ou jurídico  após a última instância de um processo judicial , ou seja,  talvez depois de um período de cerca de 60 anos, tendo em conta antecedentes criminais no país.
Na verdade é um golpe do Senado. O trabalho escravo termina antes que aconteça, isto é não existe.  Tudo vai ser considerado normal, a menos que o trabalhador esteja  preso, amarrado, sem comida ou água e sendo chicoteado pelo empregador , para que seja considerado  análogo à escravidão.
Se o trabalhador está  trabalhando  na propriedade em  condições análogas à escravidão , o proprietário do imóvel não será punido. Ele simplesmente dirá: "Eu não sabia", como muitas vezes acontece em outros setores da produção no Brasil como  na indústria têxtil . Há um fenômeno novo na área urbana, afetando principalmente os imigrantes e  relacionadas ao setor têxtil. Nas áreas rurais existiam  cerca de 20.000 trabalhadores em condições análogas à de escravo , mas podem ser muitos mais , com certeza.
O Brasil , foi o último país a abolir a escravidão , e agora ela está de volta no campo!
 Parece que esta cultura da escravidão, o colonialismo, a exploração  é o que mantém essa cegueira,  as situações de trabalho escravo .
Para se ter uma idéia, o senador João Ribeiro, tem uma propriedade em que os procuradores do Ministério Público do Trabalho encontraram 35 trabalhadores em condições análogas à escravidão . Estava em curso o Julgamento de uma indenização para esses trabalhadores, menos a desapropriação das terras . Em 2005, o então ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, arquivou o processo, apesar do fato de que na instância  anterior, uma juíza havia condenado  o senador.
O Congresso Nacional  e alguns membros do STF estão de mãos dadas, juntos, na defesa do trabalho escravo no Brasil. Uma vergonha”.
O argumento de Mendes para o arquivamento do processo  foi  que, se o senador fosse condenado porque em  sua propriedade se encontraram trabalhadores bebendo água suja , sem acesso a um banheiro , dormindo no chão , o governo brasileiro deveria  ser igualmente condenado porque há pessoas nas favelas vivendo nas mesmas condições.
 Somos a favor da PE , mas não da  regulamentação. Queremos que seja aprovado como está, com o conceito de trabalho escravo , conforme exigido pelo Código Penal Brasileiro e é utilizado como referência pelo Ministério Público de trabalho.
Se for votada  a PEC com as mudanças introduzidas , é  preferível  que não exista  a emenda porque acreditamos  que  limitará as ferramentas atualmente disponíveis para os fiscais e afetará negativamente os trabalhadores em geral .
Fonte: IUF Latina
Tradução e adaptação: Valdir Silveira

Sem comentários:

Enviar um comentário