sábado, 26 de outubro de 2013

A DIREITA VENEZUELANA APOSTA NO COLAPSO ECONÔMICO


O debate ideológico deve ser construído sobre uma nova consciência ética 
Mais uma vez a sociedade venezuelana sofre os efeitos de uma campanha de desestabilização, a aposta da direita venezuelana num colapso econômico . Esta estratégia não é nova, foi implementada em 2002 - 2003 geradora de ansiedade e mal-estar na população, com uma grande sabotagem petroleira , que trouxe a destruição nas plantas e crise dos combustíveis , milhares de filas e atraso do Natal para muitas famílias. Estes sintomas de uma política desumanizada , impulsionados  pelos setores da denominada  Mesa da Unidade Democrática (MUD ) e setores empresariais da FEDECAMARAS , apostam  no desabastecimento( escassez) , na inflação e no descontrole dos preços , para alcançar seus objetivos políticos no dia  8 dezembro quando ocorrerão as eleições municipais na Venezuela .
O jornalista José Vicente Rangel disse em seu programa, que   recentemente ocorreu uma reunião no Peru de "... dois líderes proeminentes da oposição venezuelana , com dois advogados norte-americanos e vários cubanos residentes no país norte-americano, a fim de coordenar com empresários e comerciantes o plano chamado de Colapso Total contra o Governo nacional ". Acrescentou  que " um  líder da oposição venezuelana que vive no Peru patrocinou o encontro , que busca provocar,ao máximo , o  desabastecimento  no país para criar descontentamento e aproveitar o cenário eleitoral de dezembro, destacou o experimentado comunicador social e político " .
Finalmente Rangel acrescentou que " os opositores  tem planejada outra reunião em Bogotá , na Colômbia, para discutir  planos violentos na Venezuela, onde se espera a presença de ex-dirigentes da Petróleos de Venezuela ( PDVSA) e de  pessoas que representam o ex-presidente o presidente colombiano, Alvaro Uribe , como Sebastian Pinzon e Camilo Conde, que são os responsáveis ​​de adiantar gestões  de participação  com grupos paramilitares na zona fronteiriça de La Barge e Puerto Santander " .
Importante registrar que a direita nega estas denúncias  dizendo que eles não fazem parte da sabotagem econômica . A verdade desnuda a mentira e a direita venezuelana jogada ao cinismo, esconde seus verdadeiros objetivos: a derrubada do presidente Nicolas Maduro , por qualquer meio.
Ante este plano macabro da direita tem  gerado descontentamento  diversos setores populares que não conseguem obter alimentos básicos , as conseqüências da escassez  são amplificadas em constantes comunicados da imprensa , em uma campanha de mídia organizada pelos meios de comunicação privados , os quais  atribuem o governo bolivariano de estar causando uma crise econômica decorrente da incapacidade do governo de Maduro.
Mas ninguém fala sobre os milhares de toneladas de alimentos, que são entregues nas  redes Bicentenário MERCAL ou PDVAL , porque muitos desses produtos são transferidos para o mercado paralelo , onde vendedores ambulantes e empresários vendem  a preços elevados em um mecanismo perverso de venda e revenda ,  que só prejudica o povo venezuelano .
Esta campanha da direita só pode ser combatida com a participação do povo, mas para atingir esse objetivo é preciso aumentar a conscientização e a moral, porque não podemos ser meros espectadores de uma campanha de desestabilização já que a direita aposta na  nossa passividade , ao ver como nós roubam aumentando os preços,  porque nós compramos papel higiênico nas gôndolas,  porque fazemos filas para comprar  farinha de pão , se perguntarmos  porque essas coisas acontecem.
Muitos compatriotas não apreciam as mudanças em nossa sociedade em 14 anos, muitos não se lembrar dos efeitos das Caracazo, os ajustes econômicos Pérez , os ajustes de Caldera,as perdas de benefícios sociais , ou a quebra  de bancos, ou os salários congelados por vários anos. Também não sabemos superar o individualismo ao ver um vizinho ou uma família com a casar ou apartamento fornecido pela Missão Habitação, dizemos  " mas isso não aconteceu comigo" , ou se cobram milhares de pensão com o  valor do salário mínimo , mas , no entanto, suportam setores de direita que destruíram  a economia da Venezuela em quatro décadas .
 “ Não há pior  cego quanto aqueles que não querem ver ", porque com o presidente Hugo Chávez , se abriu uma nova Venezuela , a busca de um novo modelo social , mas a falta de compromisso revolucionário e oportunismo , podem dar a chance a direita de criar o caos , porque só um povo organizado e consciente pode chegar a uma nova sociedade bolivariana e  socialista .
Fonte; rebelion.org
Tradução,adaptação e revisão: Valdir Silveira

Sem comentários:

Enviar um comentário