segunda-feira, 9 de setembro de 2013

SOBRE AS ONGs


O imperialismo e as ONGs na América Latina(I)
 James Petras - La Haine   
Originalmente publicado em La Haine em novembro de 2000
1. Desde o início dos anos 80, os setores mais lúcidos  das classes dominantes neoliberais perceberam que suas políticas estavam  polarizando a sociedade e provocando descontentamento  social em larga escala. Osgovernantes começaram a financiar e promover uma estratégia paralela "de baixo”: a promoção de organizações "de base", "de ideologia  “anti-estatista " para intervir entre as classes potencialmente conflitantes , a fim de criar um colchão  social, movimentos pelegos(as ONGs). Estas organizações, financeiramente dependentes dos recursos neoliberais, estão diretamente envolvidas com os  movimentos sociais, competem pela lealdade das lideranças locais e ativistas comunitários. Na década de  90, estas organizações descritas como  não-governamentais , eram  milhares e  recebiam  cerca de 4 bilhões de dólares em todo o mundo.
2. A confusão sobre a natureza política das ONGs vem de sua história anterior nos anos 70 , durante as ditaduras . Nesse período, as ONGs funcionavam  fornecendo ajuda humanitária para as vítimas de ditaduras militares e denunciando  as múltiplas violações dos direitos humanos . Também incentivavam as “ondas populares " que permitiu que as famílias das vítimas sobrevivessem  à primeira onda de terapia de choque aplicada pelas ditaduras. Este período criou uma imagem favorável , mesmo entre a esquerda, sobre as ONGs e estas foram consideradas parte do " campo progressista " .
No entanto, mesmo assim, os limites das mesmas eram evidentes. Enquanto e atacavam  as violações de direitos humanos perpetradas pelas ditaduras locais raramente denunciavam  os patrocinadores americanos e europeus que as assessoravam .Tampouco fizeram  um esforço sério para vincular as políticas econômicas e as violações de direitos humanos com a nova reviravolta no sistema. Obviamente, as fontes externas  de financiamento limitaram  suas críticas e ações em defesa dos povos.
Na medida em que crescia a oposição ao modelo econômico selvagem na década de 80 , os Estados Unidos e os governos europeus e o Banco Mundial aumentaram o financiamento de organizações não governamentais -ONGs. Existe uma relação direta entre o crescimento dos movimentos sociais que desafiam o modelo neoliberal e os esforços para subvertê-los através da criação de formas alternativas de ação social através de organizações não governamentais.
3. O ponto básico de convergência entre as ONGs e o Banco Mundial foi a sua oposição compartilhada ao " estatismo " . Na superficie , as ONGs criticavam o estado de uma perspectiva de esquerda defendendo a sociedade civil , enquanto que a direita fazia o mesmo em nome do mercado. Na verdade , os regimes neoliberais , o Banco Mundial e as fundações ocidentais cooptaram e estimularam as  ONGs a minar o Estado de bem-estar nacional a prestar serviços sociais para compensar as vítimas do efeito das corporações multinacionais .
Em outras palavras, enquanto que, de cima os regimes neoliberais desvastavam  as populações   inundandam seus países com importações baratas , extraindo os pagamentos da dívida externa , abolindo a legislação trabalhista que protegia o trabalho e criando uma massa crescente de trabalhadores de baixa renda e  desempregados , as ONGs foram financiadas para oferecer projetos de "auto-ajuda " por " educação popular" e de   “capacitação do trabalho " para absorver temporariamente grupos carentes para  recrutar líderes locais e minar a luta contra o sistema.
4 Infelizmente, muitos na esquerda enfocaram apenas o neoliberalismo  de cima e de fora (FMI , Banco Mundial) e no neoliberalismo de baixo ( ONGs , microempresas) . Uma das principais razões para essa negligência foi a conversão de muitos ex-marxistas à fórmula e a prática das ONGs. O anti- estatismo foi o boleto ideológico de trânsito de uma política  de classe à uma política de " desenvolvimento comunitário " , do marxismo das ONGs.
5.Normalmente, os ideólogos das ONGs contrapõem  o poder "estatal" ao poder "local". O poder do Estado se encontra segundo argumentam,  distante de seus cidadãos, é autônomo e arbitrário , e tende a desenvolver interesses diferentes ou contra a cidadania , enquanto o poder local é , necessariamente, mais próximo e mais sensível às pessoas. Isso deixa de fora a relação essencial entre as autoridades locais e o poder estatal exercido por uma classe dominante, exploradora , minará  iniciativas locais progressistas , enquanto esse  mesmo poder nas mãos de forças progressistas pode reforçar tais iniciativas.
O contraste entre as autoridades estaduais e municipais tem sido usado para justificar o papel das ONGs como intermediários entre as organizações locais, os doadores estrangeiros neoliberais ( Banco Mundial ,  Europa ou os Estados Unidos ) e governos locais do mercado livre . Mas o efeito é o de estabelecer regimes neoliberais, cortando a ligação entre as organizações e lutas sociais por um lado e os movimentos políticos internacionais / nacionais, por outro.



Sem comentários:

Enviar um comentário