quinta-feira, 12 de setembro de 2013

ENVOLVIMENTO DOS EUA NO GOLPE DO CHILE


APÓS 40 ANOS, OS EUA NÃO RECONHECEM PARTICIPAÇÃO NO GOLPE NO CHILE
Enquanto os EUA se preparava para o aniversário dos ataques de 11 de setembro de 2001, com os estardalhaços midiáticos de costume, o outro 11 de setembro , o golpe no Chile, que completou 40 anos , passou desapercebido neste país , cujo governo estava diretamente envolvido na derrubada de um governo democrático .
Henry Kissinger, conselheiro de Segurança Nacional do presidente Richard Nixon comentou  quando eleito Salvador Allende : “não vejo por que ficarmos  calados e assistir a um país tornar-se  comunista devido à irresponsabilidade de seu próprio povo. Os assuntos são muito importantes para que os eleitores chilenos  decidam  por si mesmos.”
Dito e feito. Washington incentivou, apoiou e contribuiu  para os acontecimentos sangrentos , assassinatos , torturas , desaparecimentos que marcaram o regime da junta militar de Augusto Pinochet durantes  seus 17 anos no poder. De acordo com documentos oficiais da organização de pesquisa National Security Archive , se comprova o papel de Washington durante a administração Nixon. Por exemplo, em 1970 , o vice- diretor da CIA, para o planejamento, escreveu: "É uma política firme e continuada que Allende seja derrubado por um golpe... É imperativo que essas ações sejam implementadas clandestinamente e de forma segura para que a mão do governo dos EUA...fique  ocultada .. " .
O envolvimento e responsabilidade dos EUA continuam impunes até hoje.
Kissinger,foi o responsável por tudo.
Peter Kornbluh, diretor do projeto de documentação sobre o Chile do Arquivo de Segurança Nacional e autor de Pinochet : Os Arquivos Secretos  , disse ao jornal La Jornada que há 40 anos do golpe ainda não falta que  os Estados Unidos , como país, repare plenamente o seu papel no golpe, que o governo  reconheça que ajudou a orquestrar um golpe de Estado e apoiar uma ditadura. Ele acrescentou que, em particular, há uma pessoa que acima de tudo tem que assumir a responsabilidade por tudo isso: Henry Kissinger .
Além do  caso Victor Jara assassinado pelo ditador Pinochet, Kornbluh lembrou outro caso,  o da  execução  os americanos Charles Horman e Frank Teruggi por agentes da ditadura logo após o golpe, com o apoio de algumas autoridades norte-americanas . O caso - tema do filme Missing , de Costa Gavras , deu uma virada surpreendente em novembro de 2011 , quando um juiz chileno acusou formalmente , entre outros , o ex- chefe do grupo militar dos EUA no Chile , o Capitão Ray Davis , por esses assassinatos, e em 2012, a Suprema Corte do Chile emitiu um pedido de extradição às autoridades norte-americanas.
 Vejam que a nossa mídia mafiosa continua a lembrar só um 11 de setembro, cujo episódio do World Trade Center e do Pentágono continuam fechados - os esclarecimentos - a sete chaves. A autoria dos atentados ainda não foi totalmente esclarecida. Há sérias controversias e versões.



Sem comentários:

Enviar um comentário