terça-feira, 20 de agosto de 2013

FIDEL E SEUS 87 ANOS

Fidel Castro está vivo, muito vivo. Acabou de fazer 87anos, no dia  13, sem perder um pouco de sua curiosidade insaciável e clareza intelectual e transformador dinâmico da realidade. Quem duvida que leia o seu último texto (http://www.jornada.unam.mx/ultimas/2013/08/14/122728331-las-verdades-objetivas-y-los-suenos-fidel-castro).
Pepe Mujica, presidente do Uruguai, disse recentemente que ele vive uma velhice "muito útil" no final de uma troca onde conversaram, por quatro horas ,sobre o crescente perigo de uma guerra nuclear, a grave ameaça para a humanidade do aquecimento global , e no que Fidel o informou das suas experiências para encontrar as folhas verdes que os animais podem converter
87 anos depois dos confrontos  em Moncada, na Sierra Maestra e Playa Giron, onde,  contou  então um dos invasores, chegou a tê-lo na mira de sua metralhadora M3, um alvo perfeito para os que estão escondidos atrás dos mangues apontava de  muito perto para  esse grande homem de pé na estrada. Felizmente não se  decidiu puxar o gatilho. Fidel sobreviveu a cerca de 638 tentativas de assassinato até 2006, planejados ou financiados  pela CIA, fato que levou os editores do livro de recordes do  Guinness a reconhecê-lo como a pessoa "que mais tentaram assassinar". É natural que os crentes de diferentes denominações em Cuba lhe atribuiem uma  proteção especial por parte de suas divindades e santos.
Fidel foi "morto" ,não sei quantas vezes, nas mãos dos editores de órgãos de imprensa ou outros meios de comunicação atrelados à carruagem imperial. Durante a crise de saúde que sofreu em 2006, era quase que diariamente, excluindo invenções horríveis durante  sua agonia.
Fidel tem nos ensinado muito. Levou ao triunfou uma revolução  considerada impossível na América Latina do seu tempo, muito mais para um pequeno país de apenas 6 milhões de habitantes localizado a 200 quilômetros de Estados Unidos e aproveitando as agressões do vizinho do norte a conduziu no rumo  socialista em pouco mais de dois anos.
Fomos ensinados a transformar reveses em vitória, como fez com as derrotas militares de  Moncada (1953) e da emboscada de Alegria de Pio (1956), o que resultou na madrugada esmagadora e brilhante das armas revolucionárias, consolidada com a grande greve geral de janeiro de 1959.
Após o triunfo da Revolução a pregação e as ações de Fidel ensinaram  o povo de Cuba a livrar-se dos preconceitos, dos dogmas e atavismos  coloniais, neocoloniais ou do   marxismo oficial  e sempre buscar os porquês das coisas. Ele nos ensinou a pensar em termos de humanidade e não só de Cuba; mas, acima de tudo, ele nos ensinou que só lutando juntos os povos da América Latina e do Caribe podem se tornar verdadeiramente livres e independentes. Encontrou  por isso em Hugo Chavez  seu melhor aluno e sua alma gêmea.
Fonte: rebelion.org
Tradução e adaptação: Valdir Silveira

Sem comentários:

Enviar um comentário