terça-feira, 20 de agosto de 2013

ENTREVISTA COM O JORNALISTA E ESCRITOR URUGUAIO RAUL ZIBECHI

"Está surgindo uma nova cultura política”

O analista  internacional Raul Zibechi, editor da seção Mundo do semanário uruguaio Brecha, dedicou seu último livro ao Brasil. O novo imperialismo? (Lavaca) a análise geoestratégica do gigante sul-americano.
-Como especialista em movimentos sociais, que leitura faz do estado de agitação e mobilização popular no Brasil?
-É interessante pensar como está nascendo  uma nova cultura política, que pode até ser comparada com o que aconteceu na Argentina, em 2001. Eu digo nova, na medida em que   funciona na base dos princípios de horizontalidade, autonomia dos partidos e do Estado, apartidarismo, mas não anti-partidos. Um espaço da  juventude mais aberto, que não encontra lugar nas instituições. Isso acontece em um país onde a cultura política sempre foi muito autoritária, patriarcal e caudilhesca. Onde as lideranças  sempre esteve ligada à velha fazenda, , às grandes propriedades, ao latifúndio. Historicamente, a cultura escravista tem sido muito decisiva neste respeito.
-Entretanto , a repressão avivou os protestos ...
-O comportamento brutal dos policiais militares em manifestações recentes revela uma sociedade acostumada a essas manifestações. Esta situação é agravada nas favelas. Porque o Brasil são duas sociedades. Uma , a que vive numa área comum ou no centro da cidade e outra, a que vivem nas favelas, onde a PM vem com tanques de guerra. Neste contexto, os trabalhos são desenvolvidos para a Copa do Mundo que facilitam uma espécie de "limpeza social" impulsionada pela especulação imobiliária , que desloca  os habitantes destas terras.
-A respeito de seu último livro, você explora o potencial do Brasil para exercer um novo imperialismo na região. Como você explica?
-O Brasil foi um "sub-imperialismo", ou seja, dependente do Norte e do capital. Um país que implementou na região a política dos Estados Unidos , uma plataforma onde as multinacionais chegavam para produzir e exportar para a região. Hoje, no entanto, tem sua própria capacidade e acumulação de capital e tem suas próprias multinacionais. No entanto, isso não significa automaticamente que ele tornou-se um imperialismo. Em todo  caso, é um palco aberto, que será revelado nas próximas décadas. Embora as empresas brasileiras tenham uma presença muito forte na Argentina , assim como  no Uruguai, Paraguai e Bolívia, a exportação de capital por si só, não configura um ato de imperialismo. Deve haver também subordinação  política e militar. E o Brasil propôs  ter um diálogo com os países da região para tratar suas contradições através da negociação, caso concreto, as relações com a Argentina.
- O Brasil está agindo fracamente contra um tipo de reposicionamento de os EUA na América Latina?
Acho que não. O Brasil é como a China, trabalha com qualquer governo. O que não significa que não tenha, há muito tempo, um projeto de integração regional autônomo dos Estados Unidos que, embora o governo Lula tenha se fortalecido, encontra enormes dificuldades de  implementação. Há setores que impedem o desenvolvimento deste projeto, ao contrário de outros que estão lutando por mais autonomia, como as forças armadas, o aparato do governo atual, ou seja, o complexo administrativo do Estado federal , e um setor importante do empresariado  que vê na América do Sul uma grande oportunidade para crescer.
- Isto está relacionado com a "remodelação das elites dominantes", que explica em seu livro?
-Sim, porque as multinacionais brasileiras, muitas delas estatais,  se expandir para a região, lhes interessa  a integração regional. Agora, com elas chega  também uma classe que domina, em cuja  composição, nos últimos anos, tem conseguido incorporar  um  setor partidário, que é o PT, e uma parte do movimento sindical ou da liderança sindical. O poder desses dois atores vem  da gestão de fundos de pensões dessas empresas de grande porte. No Brasil, esses fundos em conjunto, representam cerca de 20 por cento do PIB  nacional.
Fonte: rebelion.org
Tradução e adaptação: Valdir Silveira

Sem comentários:

Enviar um comentário