quarta-feira, 10 de julho de 2013

MORALES FALA SOBRE SEU SEQUESTRO



   EVO MORALES: “MEU PECADO É SER ÍNDIO E ANTIIMPERIALISTA”
Em recente entrevista Evo Morales declarou que a Bolívia esta esperando que a França, Espanha, Itália e Portugal ", expliquem porque  foram levados a acreditar que o ex-funcionário da CIA Edward Snowden estava no seu avião. Estamos esperando esta explicação. E se não há explicação, é claro que vamos tomar medidas sobre o caso".
Evo Morales denunciou que o incidente com o avião é um exemplo de práticas neo-coloniais, e lamentou que alguns países ainda achem  que "estamos  num momento de impérios e colônias", mas "estavam errados", disse Morales.
Evo  Morales disse que, embora eles pensem que "com  humilhações, com  intervenções, com golpesde Estado, com ditaduras militares ou com  governos neo-liberais podem continuar a tomar os recursos naturais" da região,  realmente, advertiu, "isso  acabou! ".
"Pensamam que com chantagem,  como faziam antes, vão nos humilhar, vão nos submeter, vão fazer  com que mudemos a nossa política. Não,  estão errados!.
As políticas são nossas e é impossível  agora que  imponham  novas políticas a serviço dos norte-americanos, porque não é legal ", pontualizou  Morales.
Sobre a reuniãoque manterá com os  diplomatas desses quatro países europeus em La Paz, Morales diz assegurou que quer que eles digam  "a verdade", uma vez que eles são a "voz oficial" de suas respectivas nações em território  boliviano."Nós não estamos acusando ninguém, nem causando problemas." Os problemas surgem a partir deles e, até onde eu sei, do meu ponto de vista, é melhor admitir os erros ", disse Morales.

"A Bolívia quer ter boas relações com todo o mundo, mas se alguém provoca, permanentemente, como o governo dos EUA, também temos todo o direito de assumir  uma defesa contra este tipo de humilhação que vem do Governo dos EUA" , sentenciou Evo Morales.
O líder boliviano disse que antes do incidente com  seu avião na Europa, ele tinha  muita confiança  em países como Espanha e França, ainda que reconheça uma desconfiança   nessas e em outras nações envolvidas no bloqueio do seu  espaço aéreo. "Esta em suas mão como resolvê-lo, como explicá-lo ou como emendar esse erro", disse o presidente Morales.
Fonte: rebelio.org

Sem comentários:

Enviar um comentário