segunda-feira, 29 de julho de 2013

LIXO: O DESTINO DE UM TERÇO DOS ALIMENTOS



 Alimentos do  mundo vão para o lixo

alimentos Num mundo com cerca de 900 milhões de pessoas desnutridas e famintas, cada ano se descartam, literalmente, 1,3 bilhões de toneladas de alimentos. Em outras palavras, um terço de toda a produção global deste setor.
A informação é do Programa das Nações Unidas para o Meio ambiente(Pnuma), ao advertir que isto “complica a capacidade do planeta de reduzir a fome e satisfazer a demanda alimentar de uma população  em rápido crecimento”.
De acordo com a análise, cujos resultados concordam com informes similares elaborados pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), mais da metade da comida desperdiçada na Europa, Estados Unidos, Canadá e Australia é descartada na etapa de consumo, enquanto que nos países em desenvolvimento, dois terços das perdas acontecem  durante na armazenagem.

Papa criticou o esbanjamento
Não foi  em vão, também, que o Papa Francisco já tenha se pronunciado  sobre este tema. Após conhecer o informe do Pnuma, o pontífice criticou a “cultura do esbanjamento” que caracteriza  um mundo cada vez mais consumista, e disse  que desperdiçar comida em bom estado é como tirá-la dos pobres.
A solução segundo o Pnuma e a FAO, está em convencer os produtores, comerciantes e consumidores a reduzir os índices de perdas e refugo de comida, o que permitiría  economizar agua, energía, fertilizantes, bem como outros insumos contribuindo, assim,  para a segurança alimentar do planeta.

Sem comentários:

Enviar um comentário