quinta-feira, 2 de maio de 2013

UMA DECISÃO SOBERANA


Abaixo transcrevemos uma decisão soberana do mandatário boliviano. Como todos sabem a USAID, pseudo agencia de desenvolvimento dos EUA, é um orgão conspirador. Em 1964 ela se envolveu na conspiração do golpe militar que derrubou Jango, juntamente com a CIA, Embaixador Lincoln Gordon e lacaios brasileiros da ADP, IPES e IBAD. Evo Morales praticou um ato de estadista que zela pela segurança do seu país.


 EVO MORALES EXPULSA A USAID POR  "CONSPIRAÇÃO"
Durante as comemorações oficiais do Dia do Trabalho, o presidente boliviano acusou a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional-USAID - de interferência política nos sindicatos camponeses e outras organizações sociais. Washington rejeitou a acusação e disse que a decisão só prejudica Bolívia.
"Decidimos expulsar a USAID da Bolívia. Que se vá a USAID da Bolívia ! Peço ao irmão chanceler notificar imediatamente a embaixada dos EUA", disse Evo Morales na Praça Murillo, em frente de milhares de trabalhadores que festejavam o 1º de Maio.
O presidente criticou que  " não faltam  algumas instituições da Embaixada dos EUA que usam  as pessoas para continuar conspirando contra este processo e, especialmente, contra o governo. Por isso – anunciou-  aproveitando o 1º de Maio,  quero informá-los que decidimos  expulsar a USAID da Bolívia. É um instrumento que ainda tem uma mentalidade de dominação, de submissão," acrescentou.

"Os Estados Unidos lamentam profundamente a decisão de expulsar USAID da Bolívia, e rejeitamos as acusações (de invasão) feitas pelo governo  boliviano", disse o porta-voz do Departamento de Estado, Patrick Ventrell, durante uma entrevista à imprensa.
A organização dos EUA  trabalha na Bolívia desde 1964, com programas voltados para as áreas de saúde e gestão sustentável dos recursos naturais, entre outros, e Morales passou anos advertindo sobre  uma suposta conspiração em organizações bolivianas.
Não é a primeira vez que o presidente toma uma decisão deste tipo e por essas razões. Em 2008,  expulsou o então  embaixador de Washington em La Paz, Philip Goldberg, acusando-o de conspirar contra seu governo.

Nos últimos anos, Evo Morales aproveitava  ato no Dia do Trabalhador  para anunciar a nacionalização de alguma empresa. "Hoje só vamos nacionalizar e aprofundar a dignidade do povo boliviano", afirmou  o governante, assegurando  que a instituição norte-americana desenvolvia  programas na Bolívia ", mas com  fins políticos e não com fins sociais", já que  "manipulava" e "usava " para seus próprios propósitos alguns dirigentes sindicais bolivianos.
Fonte: rebelion.org
Tradução e revisão: Valdir Silveira

Sem comentários:

Enviar um comentário