sábado, 16 de março de 2013

"SIM,EU POSSO"

A frase acima é da educadora cubana Leonela Relys Dias, doutora em Ciencias da Educação, atual Assessora Acadêmica do Instituto Pedagógico Latinoamericano e Caribenho de Cuba (IPLAC), criadora do famoso Método de Alfabetização "Yo, sí puedo", método que tem alfabetizado mais de dois milhões de pessoas em diferentes países. Leonela é uma das mulheres que mais sabe sobre alfabetização, a nivel global e em diferentes linguas. Percorreu diversos paises, alfabetizando as pessoas mais humildes, sua ação tem servido para confirmar que o problema da alfabetização é uma marca, uma cicatriz social que impede o ser humano de exercer seus direitos e deveres de cidadãos. A partir de uma posição humanista, todas as pessoas devem ter os mesmos direitos. Se assim é, então, o analfabetismo não é outra coisa senão um fenômeno criado pela própria sociedade, que em definitivo, é a que capacita ou incapacita esses seres humanos.
A pergunta que se fez, em uma entrevista, a Dra. Leonela foi: " Tens pensado, alguma vez, por que ocorre o fenômeno do analfabetismo?"
Leonela respondeu: " O analfabetismo existe, porque existe iniquidades e injustiças sociais."
O analfabetismo é uma das sete violências que ocorrem no mundo, juntamente com a fome, a luta pela terra, a prostituição, o problema do menor abandonado, a poluição ambiental e a corrupção

Sem comentários:

Enviar um comentário