sexta-feira, 29 de março de 2013

PSEUDO LIBERDADE DE PENSAMENTO


Os jornalões conservadores e reacionários, entre eles a Gazeta do Povo que publicou hoje, 29 de março de 2013, editorial "Desoneração e liberdade de imprensa", sofismam no que chamam 'liberdade de imprensa". Chiam contra os que criticam o plano do governo de coalização de Dilma de desonerar as empresas de telecomunicações na "bagatela" de R$6 bilhões. Uma pouca vergonha! Dinheiro para saúde que, desculpem o termo, está uma merda, não tem! Para ajudar os jornais alternativos também não tem dinheiro, mas para os defensores do capitalismo opressor, aí tem R$ 6 bilhões. Como afirmou o Dep. Fed. rosinha " Empresa privada não tem de ter subsídio, tem de ser regulada pelo mercado", já que são defensoras do livre mercado. Essa imprensa privada, concessionária do governo e que cosnpira, muitas vêzes, contra o governo tem que ter controle, sim! Por que? Porque o que " os capitalistas chamam de liberdade de imprensa é a liberdade de se servir da imprensa para fabricar e falsificar o que chamam de opinião pública", disse-o Lenin, acertadamente, como se comprova na prática todos os dias, bem como  na divulgação massiva de factóides como o fazem contra Cuba, contra a Venezuela, contra a Bolivia , contra a  China e contra a Coréia do Norte.  
Na época da ditadura de Vargas, nossa "imprensa sadia" nada publicava sem o "visto" do famigerado DIP, que, em compensação, lhes pagava "mesadas" polpudas. Depois, com a derrota militar do fascismo, o DIP não mais censurou, mas continuou a pagar as "mesadas" , os mensalões da época, generosas. Sómente então podemos comprovar quão "sinceros" eram os da "imprensa democrática", ao festejarem a liberdade de se publicar o que bem entendesse, a quanto equivale a liberdade de imprensa, pois a publicidade das editoras alternativas, verdadeiramente críticas, como no caso da imprensa comunista, quase sempre vetada pelo DIP, passou ,depois da liberdade de imprensa, a ser vetada também por muitos dos jornais da "imprensa livre" da época, numa expressiva demonstração de que a liberdade de pensamento que tanto diziam - e dizem- valorizar, não era bem - e não é-, a liberdade de pensamento, no seu caráter universal, mas a liberdade de pensamento "deles", visto que não admitem que outros pensem diferentemente. Por que no Brasil alguns setores não admitem publicar até livros? Porque a maioria se recusa, sob o pretexto de que os livros são de propaganda do comunismo! A matéria " A desoneração e liberdade de imprensa"(GP-29/03/13) vai nessa linha de raciocínio.
Forçosa é, pois, a conclusão de que Lenin tinha inteira razão quando caracterizava a "liberdade de imprensa" burguesa como sendo a liberdade que se arrogam os capitalistas de fabricar e falsificar a opinião pública. Não acham...?

Sem comentários:

Enviar um comentário