sábado, 9 de março de 2013

O LEGADO DE CHAVEZ

Chávez deixa uma estrela vermelha no céu

Luismi Uharte

Simon Bolívar morreu em 1830, no exílio, na Colômbia, traído e sem poder  ver materializado seu sonho da Patria Grande latinoamericana. Quase dois séculos depois, Hugo Chávez, morreu em sua terra, envolto por milhões de compatriotas e com a tranquilidade  de ter sido o arquiteto do processo de maior integração latino-americana da história. A postura de estadista do presidente venezuelano,   hoje pode ser equiparada  a uma pleiade  de grandes revolucionários do continente.

Consequentemente, o seu desaparecimento físico representa um retrocesso de proporções incalculáveis ​​porque quebra a combinação virtuosa que raramente ocorre na história e que na Venezuela foi sintetizada na sobreposição de três fatores: liderança carismática avassaladora, visão estratégica revolucionário incomum e controle da maior reserva de petróleo do mundo. Esta tem sido uma variável fundamental  para o atual período de mudança na América Latina.

Perfil -  A figura de Chávez é a expressão, parafraseando Bertolt Brecht, de um dos "imprescindíveis" para a história das classes populares. É precisamente por isso,  a insistência doente dos porta-vozes da elite transnacional em rotulá-lo como  um líder "populista autoritário". A obsessão do oligopólio  mídiático  planetário em  caracterizá-lo como um "palhaço de circo",  deliberadamente esconde a complexidade de um gigante político com grandes virtudes.

A paixão  quase juvenil para leitura e auto-educação política foi  um fator chave na maturação ideológica de Chávez e no compromisso por um bolivarionismo   anticapitalista . Por sua vez, suas aptidões  pedagógicas ter sido uma "arma de construção em massa" para a formação política dos milhares de venezuelanos através dos meios de comunicação públicos. A clareza para compreender realidades, como "exploração capitalista" ou a necessidade de "propriedade social dos meios de produção", situam  Chávez como um educador  de primeiro nível e  como o mais eficaz  semeador de consciência revolucionária na Venezuela.

Legado – O legado de Chávez como presidente é extenso e diversificado, mas nos atrevemos a sintetizá-lo três reflexões. A primeira é a constatação de que "se  pode mudar o curso da história", ou seja, o neoliberalismo como um projeto autoritário e de  exclusão social pode ser substituído por uma agenda
alternativa, se realmente existir  vontade política.

A segunda  envolve a afirmação de que "se  pode sonhar de novo", ou seja, que os horizontes da utopia são novamente ferramentas eficazes para a organização e mobilização das massas. No entanto, poucas pessoas são capazes de avaliar em perspectiva a importância que teve o discurso de Chávez no Fórum Social no Brasil em 2005, quando  resgatou das catacumbas a necessidade de recuperar o socialismo como projeto de emancipação da

humanidade.

A terceira apela à idéia de que "podemos ser livre e soberanos", ou o que é o mesmo, a América Latina está começando a transição para a sua segunda independência e focando na superação do ciclo interminável de 500 anos de colonialismo.

O mais paridigmático  do novo ciclo não é que se estejam  criando instrumentos de integração regional  autónomos em relação aos EUA, como a CELAC, a UNASUL, etc, mas que os países mais conservadores da região (Chile, Colômbia ...) são forçados a fazer parte da nova dinâmica porque não podem dar-se  ao luxo de ficar de fora da história.

O  irreversível? Torna-se um terreno  muito escorregadio o debate sobre a irreversibilidade de algumas mudanças na pátria de Bolívar. No entanto,  é verdade que podemos citar um conjunto de transformações que, pelo menos, podem  ser consideradas  extremamente profundas e sólidas.

Uma delas pode ser localizada no nível psicossocial, como Chávez e o movimento que conseguiu elevar a auto-estima coletiva do povo venezuelano a níveis sem precedentes. As melhorias conhecidas nas  condições materiais de vida de milhões de pessoas no país têm sido acompanhadas por um processo de dignificar  os mais excluídos em proporções colossais. A inclusão  não apenas sócio-econômica e política, mas fundamentalmente cultural, emocional e simbólica tem sido um eixo transversal e constante da Revolução Bolivariana, e nesta batalha Chávez teve uma grande responsabilidade.

A outra contribuição importante é a capacidade de aumentar a consciência política e ideológica das massas, e acima de tudo, estabelecer, quase 15 anos após o início do governo, uma nova cultura política que se baseia na seguinte equação: Estado  social, a soberania nacional e participação popular. A campanha eleitoral da direita nas eleições presidenciais de 2012 é o melhor exemplo disso, já que foi obrigada a projetar um discurso de campanha de inspiração  progressista.

Chávez está deixando o comando do navio, mas as palavras de seu último discurso antes de partir para Havana, deixou para a posteridade como uma metáfora que condensa  o momento histórico venezuelano: "Qualquer que seja e concluo, hoje temos Patria, que ninguém se engane. Hoje temos  Povo, não se enganem. Hoje temos um País mais vivo do que nunca. "
Fonte: rebelion.org
Tradução e adaptação: Valdir Silveira

6 comentários:

  1. O legado de Chávez é o BEIÇOLISMO do século 21!!! Populismo aos moldes dos piores ditadores do século 20.

    E mentira, muuuuuuita mentira e falta de vergonha na cara.

    Esse é o legado do Beiçola.

    ResponderEliminar
  2. Sem querer, o Valdir deu o estado atual do comunismo, e do Beiçolismo do séc. 21: Estrela Vermelha.

    Quando está pra morrer, a estrela se expande e fica VERMELHA. Ou seja, as estrelas vermelhas que se vêem no céu ESTÃO MORRENDO!!! Assim como esse lixo que o Marx Furúnculo criou.

    Sem querer, Valdir, você acertou em alguma coisa que disse.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luiz Pulha: O Covarde, rato de esgoto continua com as suas atrapalhadas. Identifique-se ratão.

      Eliminar
  3. Atrapalhadas, não, Valdir, trapalhadas.

    Você chama o Beiçolismo de Estrela Vermelha, justamente a estrela que está morrendo!!!, e eu que sou trapalhão?

    ResponderEliminar
  4. O legado do Beiçola, o Beiçolismo do século 21, é o comunismo do século 19 requentado, com todos os vícios, a opressão, a mentira, a miséria, a demagogia, a censura, a aversão ao contraditório etc. A diferença é que o Beiçolismo ainda, ainda!, não começou a matar opositores.

    Ou seja, é uma velharia requentada. Tem gosto de café de boteco às 5 da tarde.

    ResponderEliminar