quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

AGITAÇÕES NA TUNÍSIA E NO EGITO


O início ou o fim das revoluções?

Immanuel Wallerstein

Em dezembro de 2010, um único indivíduo na Tunísia iniciou uma revolução popular contra um autocrata venal, levante que foi logo seguido por uma erupção semelhante no Egito contra outro  autocrata venal semelhante. O mundo árabe ficou chocado e a opinião pública mundial  imediatamente expressou suas simpatias com estes modelos de lutas por todo o mundo em busca de autonomia, dignidade e um mundo melhor.Agora, três anos depois, os dois países estão envolvidos em ferozes lutas políticas, a violência interna está aumentando -  e uma  grande incerteza sobre aonde tudo isso conduz  e quem se beneficiará. Há alguns aspectos particulares em cada país, alguns dos quais estão refletidos nos levantes em todo o mundo árabe ou árabe-islâmico e alguns aspectos que são comparáveis ​​ao que está acontecendo na Europa e, em alguma medida, em todo o mundo.
O que aconteceu? Começamos com o levante popular inicial. Como  frequentemente é o caso, começou  com a  juventude muito valente  que protestava contra a arbitrariedade dos poderosos – em escala local, nacional e internacional. Neste sentido sua luta era anti-imperialista, contra a  exploração e profundamente igualitária. Desde então, os protestos tiveram uma profunda influência dentro do país e atraíram um amplo apoio popular muito além do que o pequeno grupo que os iniciaram.

O que aconteceu depois? Uma  revolução anti-autoritária generalizada é muito perigosa para aqueles que detém a autoridade. Quando as medidas repressivas  iniciais não  pareceram ter efeito, vários grupos tentaram dominar as revoluções juntando-se a elas, ou pelo menos aparentando apoio. Na Tunísia e no Egito, o exército entrou em cena e se recusou  a disparar contra os manifestantes, mas também procurou controlar a situação após a deposição dos dois autocratas.

Em ambos os países houve um forte movimento islamita, a Irmandade Muçulmana. Foi colocada fora da lei na Tunísia e havia sido controlado e cuidadosamente  circunscrita no Egito. As revoluções permitiram o surgimento de duas formas: prestação de assistência social aos pobres que sofreram por negligência do Estado e formação de partidos políticos, a fim de obter uma maioria parlamentar que lhes permitisse  controlar a elaboração de novas Constituições. Nas primeiras eleições em cada um destes países surgiram como o partido político mais forte.
Após isso, havia basicamente quatro grupos concorrentes na arena política. Além do partido  da Irmandade Muçulmana-Ennahda, na Tunísia, e do Partido da Liberdade e Justiça, no Egito, haviam três outros atores políticos: as forças laicistas mais ou menos  à esquerda, as forças  salafistas  de extrema  direita buscando legislar uma versão muito mais adstringente da sharia que a dos  partidos  da Irmandade Muçulmana e os ainda mais fortes quase subterrâneos partidários do antigo regime.

Tanto  os partidos  da Irmandade Muçulmana como forças laicistas  estão, de fato, bastante divididos  internamente, especialmente em termos de estratégias que procuram empreender. Os partidos da Irmandade Muçulmana se enfrentam com  os mesmos dilemas políticos que nos últimos anos têm sido os dos partidos de centro-direita na Europa. Os países têm em curso graves problemas econômicos, dando origem a partidos de extrema direita ou os fortalece, o que ameaça a capacidade do partido de centro-direita dominante vencer as próximas eleições . Nestas situações houve aqueles, em toda parte, procuram recuperar dos eleitores de extrema direita que se movem em sua direção e endurecendo sua linha em relação  esquerda ou as forças laicistas. E tem ainda os  chamados moderados que pensam que o partido deve se mover para o centro e recuperar votos aí.Fonte: rebelion.org
Tradução, revisão e adaptação: Valdir Silveira

Sem comentários:

Enviar um comentário