sábado, 26 de janeiro de 2013

A VENEZUELA ENFRENTA O TERRORISMO DA MÍDIA


 EL PAÍS, UMA NOVA PÉROLA DO TERRORISMO MIDIÁTICO Carlos Aznarezrebelion.org Vermes cruéis . Isso e não outras coisas é o  que os criadores e executores de terrorismo da mídia fazem  todos os dias  sobre  a saúde do presidente Hugo Chávez. Representantes disinformativos  das velhas políticas, escritores fracassados  de  tanto mentir, deturpar, omitir, buscam nas  "premícias" e nos  locais onde o seu comportamento sabujo  possa  construir uma falsa realidade, os detalhes repugnantes de algo que eles não podem mudar ou mesmo manter. Chávez vive e está se recuperando favoravelmente, apesar de sua situação precária, simplesmente porque o comandante luta com toda sua força e supera a adversidade para voltar para o seio de seu povo valente, que o quer e o defende.

Estas mídias estão apresentando um comportamento venenoso. Primeiro foi a CNN levantando dúvidas sobre a última operação sofrida pelo presidente, e incentivando (com estilo sibilino) a aproximação da morte, depois foi a vez de seus asseclas de Miami, que geralmente consultam um "médico" que afirma saber o que outros ignoram. E agora é a vez, nesta escalada sem fim, os diretores da central  desestabilizadora que é  o jornal espanhol El País.

Parece que os produtores de "jornal global em espanhol," compraram  "mercadorias estragadas", como dizem na Argentina, no jargão do jornalismo. Foi o que  aconteceu precisamente a eles  que se gabam de dar lições de ética, bolsas de estudo e organização de workshops para aprendizes incrédulos (e alguns veteranos) cronistas  americanos "aprendam" as maravilhas que instila a corja de Juan Luis Cebrian  e seus bulldogs do  Grupo Prisa. Eles, para armar e desarmar acordos com outros jornais do continente, alguns "liberais" e outros que estão descobrindo as entranhas direitistas , e daí desinformam sobre o que está acontecendo na Venezuela, Cuba, Iraque, na Palestina ou Iran.

Eles, que em 2002 montaram  na onda para comemorar o fracassado golpe de Pedro Carmona, "o Breve", contra a Revolução Bolivariana.Precisamente eles, os ponderados da pena  de El País, adquiriram , pagando dezenas de milhares de dólares, um retrato falso onde o Comandante Chávez estaria  deitado numa maca entubado, em estado de  coma. A imagem, que denunciou o jornalista Walter Martínez é capitalizado, a Telesur, o que corresponde a uma operação de um homem muito parecido com Chávez, e data de 2008.
Porém os jornalistas  de El País  não são simples apêndices de uma campanha, mas figuras destacadas neste hábito de gerar climas para atacar governos e pessoas que não compartilham de seu compromisso com o capitalismo, e não satisfeitos  com divulgação  da famosa foto, aproveitaram  a oportunidade para sutilmente pedir desculpas, investindo também contra Cuba, outro de seus  inimigos permanentes. É assim, como  "verificar de forma independente as circunstâncias em que a foto foi tirada, nem o momento preciso, ou o lugar. “É por isso que temos de estar atentos e mobilizados, como fez esta semana o povo venezuelano, evocando a queda do ditador Pérez Jiménez e alertando toda a gente que há milhões que estão dispostos a defender com a vida suas  conquistas.
Tradução e adaptação: Valdir Silveira

Sem comentários:

Enviar um comentário