domingo, 9 de dezembro de 2012

VENEZUELA: CONQUISTAS EM PERIGO

A saúde de Chavez fragiliza, põe em perigos estas conquistas.


"VENEZUELA: A CONSTRUÇÃO DO ESTADO COMUNAL


As bases populares  da Revolução Bolivariana têm crescido de forma incrível desde que começou o processo constitucional em 1999. Atitudes  soberanas tem sido  corajosamente tomadas, antes as várias situações políticas e sociais, um papel de liderança, como evidenciado por muitas organizações que têm sido articuladas, e afirmadas, nos últimos anos. O povo  têm reclamado o real  poder que o outorga  a Constituição da Venezuela para desenvolver suas  potencialidades  e transformar suascondições de  vida, num marco de equidade e justiça.

Apesar deste fato poderosamente revolucionário, temos que assumir, no entanto, que herdamos uma estrutura burocrática nos  distintos poderes  e instâncias públicas, que limita e entrava a capacidade de resposta  que deve daro Estado  a este povo organizado,  que exige a cada dia melhores condições de vida e dignidade.

Enquanto estamos cientes da dívida infinita que temos com o povo venezuelano, tornou-se necessária uma atuação  acelerada  que permita a  refundação eficiente  das  instituições estatais , pois a Constituição Bolivariana estabelece  que todas as instâncias locais e nacionais devem promover, socialmente,um  processo democrático, protagônico, participativo, deliberativo e cogestionário.

Os princípios fundamentais da Constituição Bolivariana desenha um caminho de navegação para o Estado Comunal  muito preciso para a construção de uma sociedade justa, onde não necessariamente seja institucionalizada a  revolução, mas em vez disso que se exerça uma   forte  atividade constituinte. A nossa revolução é a fonte que sustenta a tarefa comum de construir o socialismo do século XXI, como sugerido pelo presidente Chávez. É certamente o mais desafiador projeto sócio-político a que chegou a nossa revolução, e que requer imaginação e participação de todas as organizações, instituições públicas, e, principalmente, do povo venezuelano. Um outro mundo é possível, uma outra sociedade é possível."
Fonte: rebelion.org
Tradução e adaptação: Valdir Silveira

Sem comentários:

Enviar um comentário