segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

TRANSGENICOS: A LUTA CONTINUA


CONTINUA O ALARME SOBRE O MILHO TRANSGENICO


O México, centro de origem e diversidade do milho, continua em alerta contra as tentativas de Monsanto e outras multinacionais que querem  a aprovação do governo para plantio de 2,5 milhões de hectares de milho transgênico.

Conforme relato do Grupo ETC, aprovar esses pedidos colocaria em sério risco a biodiversidade, os direitos dos agricultores e recursos vitais para enfrentar a mudança climática. Embora a administração de Felipe Calderón não possa  dar sinal  verde aos  pedidos antes de deixar o cargo em 30 de novembro, fez alterações de última hora para vários procedimentos regulamentares e deixar o caminho aberto para o novo governo  conceder as permissões solicitadas pelas transnacionais.


Dentro e fora do México, milhares de vozes denunciaram o ataque dirigido  ao coração das culturas mexicana, a alimentação, a saúde e a natureza. Em meados de novembro, organizaram oficinas e reuniões públicas com o tema  "Alerta GM", bem como pedidos nacionais e internacionais, protestos de camponeses, artistas, ativistas e cientistas que circulam nas redes sociais, na imprensa e na rádio. A Via Campesina, Grain e o Grupo ETC dirigiram uma carta aberta à Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) e a Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB), pedindo a estas agências da ONU sua  intervenção a favor da  segurança alimentar global.
Fonte: rebelion.org
Tradução e adaptação: Valdir Silveira


Sem comentários:

Enviar um comentário