terça-feira, 13 de novembro de 2012

CUBA: 53 ANOS DE BLOQUEIO

Cuba denuncia danos do bloqueio estadunidense a sua economia
NAÇÕES UNIDAS.— A missão permanente de Cuba ante as Nações Unidas denunciou, em 6 de novembro, os danos ocasionados ao setor externo da economia nacional pelo bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos.
Apenas durante o ano 2011, esses perjuízos ascenderam a US$ 3,55 bilhões, o que representa um incremento de 15% respeito aos danos registrados no ano anterior, explicou a delegação diplomática cubana num comunicado.
No mesmo período, o montante das afetações pela impossibilidade de utilizar o dólar estadunidense nas transacções externas de Cuba aumentou em mais de 57%, assim como também cresceram os danos resultantes de fundos retidos, ruptura de contratos e litígios.
"Só no setor do turismo, as afetações foram da ordem dos 2,3 bilhões", precisou.
De outra parte, a representante cubana Yadira Ledesma denunciou também na ONU que a agressão radiofônica e televisionada dos EUA contra a Ilha constitui uma política desenhada pelo governo de Washington com fins subversivos, em cumplicidade com afamados personagens anticubanos, entre eles elementos terroristas que tentam desestabilizar a ordem constitucional no país.
Durante o ano 2011, para Cuba foram transmitidas mais de 2.193 horas de transmissões semanais ilegais, em 30 frequências, a partir de emissoras no território dos EUA, incluindo programas que incitam à sabotagem, os atentados políticos, o magnicídio e outros temas próprios do radioterrorismo. (Fonte: Granma Intenacional) 

Sem comentários:

Enviar um comentário