segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A POLITICA DA PIRATARIA CONTRA O EQUADOR


TODA A AMÉRICA LATINA APOIA O EQUADOR
O Conselho de Ministros e Ministras de Relações Exteriores da UNASUL, reunido em Guayaquil, manifestou a sua solidariedade e apoio à soberania do Equador na sua declaração de 19 de Agosto. Por sua vez, o IX Conselho Político Extraordinário da Aliança Bolivariana emitiu dia 18 uma declaração sobre "a inviolabilidade da missão diplomática do Equador em Londres e de apoio ao direito soberano de conceder asilo diplomático ao cidadão Julian Assange" . Reforça-se assim a rede de solidariedade perante a prepotência do Foreign Office britânico, que ameaça invadir a Embaixada do Equador com tropas de assalto. A arrogância do governo britânico para com o Equador está na mesma proporção do seu servilismo para com o amo de Washington.

A Declaração do Governo da República do Equador sobre a solicitação de asilo de Julian Assange é uma peça de rigor jurídico, lucidez e dignidade. Finalmente foi concedido asilo a um dos maiores expoentes do jornalismo de todos os tempos e isso é motivo de alegria para todos os que consideram que a liberdade de informação é mais do que as notícias pasteurizadas servidas pelos media empresariais. As perseguições monstruosas contra Assange, orquestradas pelo imperialismo com base em pretextos ridículos, receberam assim a resposta merecida e digna. Agora é preciso que o governo britânico dê o salvo-conduto necessário para a saída de Assange rumo ao Equador.
O governo Cameron poderá ser renitente, tal como o foi governo salazarista com o General Humberto Delgado. Este, durante longos meses teve de permanecer na Embaixada do Brasil em Portugal, impedido de ir para o Brasil. Foi graças à firmeza do Embaixador Álvaro Lins e à correcção do governo brasileiro da altura que a sua saída foi possível.
A primeira batalha, a concessão do asilo, está ganha. Agora falta a segunda.

Sem comentários:

Enviar um comentário