sábado, 26 de maio de 2012

A ACUMULAÇÃO TOTAL


Primeiro foi o controle das  sementes. As grandes corporações, sabendo que elas são início da vida e ávidas  para dominar a vida de todos, investem  no controle de um bem comum que as torna poderosa. Muitas foram as estratégias: patentearam a vida, destruiram  muitas  variedades nativas com propostas produtivistas , criaram sementes estéreis  chamadas híbridos ou transgênicos; absorvem as  pequenas empresas locais de sementes ou financiam a Arca de Noé no Pólo Norte, onde as preservam  (para elas) num grande banco de germoplasma.

Este controle em poucos anos alcançou se transformou em acumulação. Como explicam os estudos de ETC Group, apenas três empresas detem a metade do mercado  global das sementes comerciais (a Monsanto sózinha  é dona de um quarto ), sendo praticamente as mesmas empresas que dominam o polo oposto: pesticidas, herbicidas ou praguicidas( o mercadodos agrotóxicos), em suma: o fim da vida.

Números semelhantes de acumulação são encontrados se analisarmos o poder corporativo em outros segmentos de produção de alimentos, tais como fertilizantes, silvicultura, comercialização  de grãos básicos, genética, medicamentos veterinários e de produção animal, ou de transformação e distribuição de alimentos.

Mas não é suficiente para os muitos crédulos e nos últimos tempos de um capitalismo decadente, que procura assegurar seus investimentos em abrigos antiaéreos. Assim, vimos, e tem sido amplamente denunciado por GRAIN, como na última década surgiu  um impulso irrefreável para a apropriaçãoacumulação)  global de terras . Dispor o capital como dispoem  atualmente, (e continua crescendo) entre 60 e 80 milhões de hectares de terras férteis, significa administrar para o  seu beneficio milhões de toneladas  biomassa vegetal, convertida em alimentos,  biocombustíveis ou madeira, assim como  outros recursos minerais, certamente,  estratégicos.

A acumulação(grilagem)  de terras se estende principalmente pela África, mas também em outros lugares, gerando conflitos violentos, como em Honduras e Colômbia, com dezenas de camponeses mortos por  defender suas terras; ou na Andaluzia (Espanha), onde recentemente  camponeses e camponesas sem terra foram expulsos de uma fazenda pública que ocuparam  para evitar sua venda especulativa.

Essa história não termina  aqui. Um elemento  estratégico falta para quem  quer controlar o mundo:a água doce, sem a qual é impossível a produção de alimentos e empresas de produção. A conquista pela  água anda de mãos dadas com a acumulação de terras.  Na verdade, a leitura de um novo relatório GRAIN a partir das declarações  de Peter Brabeck-Letmathe, presidente e ex-Diretor Geral  da Nestlé, as compras não são realmente de terra, mas o livre acesso à água que com elas recebem(se consegue). De fato, o relatório analisa que  a maioria das aquisições de terras ,que estão ocorrendo nos últimos anos, correspondem  a terras que podem acessar a bons aqüíferos  e, acima de tudo, a bacias de grandes rios como o Níger, o Senegal ou o Nilo

Os discursos em defesa dessa apropriação já o conhecemos: “nós usamos a terra e a água que as pessoas não aproveitam,para grandes plantações ou culturas que geram desenvolvimento.”  Mas a história destes mega-projectos, a realidade dessas superplantações ligadas à exportação, nós sabemos que isso não traz benefícios para a população local. Existem muitos exemplos para ilustrar-lo.

A acumulação de água, e pilhagem que deve ser denunciada  e detida, aumenta o problema do acesso direto à água para milhares de famílias de agricultores, diminuindo suas chances de vida, pois  esses projetos estão localizados em cabeçeiras ou pontos  estratégicos dos  canais . Mas um novo problema surge, o modelo intensivo da agricultura que é desenvolvido para essas culturas comerciais e as culturas se selecionados para essas áreas, e exigem que a terra esteja em cultivos  permanentes (independentemente do  que ditem o céu e as chuvas) significa que todas essas novas áreas de crescimento conquistadas  da  população local irá comprometer seriamente um sistema hídrico  delicado que a sabedoria da comunidade  tem  mantido.É como GRAIN diz: um suicídio hídrico.

Sementes para produzir de forma intensiva,terra para produzir intensamente,água para irrigar intensamente nas mãos de uns poucos fundos de investimento de acumulação de capital intensivo, é o pior dos pesadelos.

Fonte:rebelion.org(Gustavo Duch Guillot-Coordenador da revista Soberania Ailmentaria, Biodiversidad y Culturas
Tradução e adaptação: Valdir I. Silveira





Sem comentários:

Enviar um comentário