quarta-feira, 21 de setembro de 2011

IAPAR PRODUZ FEIJÃO CONVENCIONAL RESISTENTE AO VIRUS DO MOSAICO DOURADO

Vejam mais noticias sobre a descoberta do IAPAR, em 2007, que a EMBRAPA não quis ser parceira.

24/01/2008

IAPAR mostra feijão resistente ao mosaico dourado no Show Rural Coopavel

Obtida pelo método tradicional de melhoramento (sem transgenia), IPR Eldorado tem ótimas características agronômicas, comerciais e culinárias.
O feijão IPR Eldorado é um dos destaques do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) no 20o Show Rural Coopavel, que será realizado de 28 de janeiro a 1º de fevereiro, em Cascavel. Trata-se de uma variedade do tipo carioca, que tem na resistência ao mosaico dourado o grande diferencial frente aos outros materiais disponíveis no mercado. Além disso, a nova cultivar apresenta ótimas características comerciais (ausência de halo alaranjado nos grãos) e culinárias, com bom caldo e cozimento rápido.

Anésio Bianchini, que vem trabalhando há mais de 20 anos nessa linha de pesquisa, explica que o mosaico dourado causa o amarelecimento das folhas e graves deformações no feijoeiro, danos que podem levar à perda total da produção. A doença é causada por um vírus, transmitido pela mosca-branca (vetor), e a infecção das lavouras ocorre quando o inseto suga a seiva das plantas para se alimentar. “Não há controle químico eficiente para a virose”, esclarece o pesquisador.

Obtida por métodos tradicionais de melhoramento genético vegetal (sem uso de transgenia), IPR Eldorado é indicada para as safras da seca e de outono-inverno no norte, nordeste, noroeste e oeste do Paraná, zonas sujeitas a elevada incidência do mosaico dourado. A doença também é um problema sério no Brasil Central e, conforme Bianchini, o IAPAR já está providenciando avaliações da nova cultivar naquelas regiões produtoras.

Características – IPR Eldorado tem grãos do tipo comercial carioca e é semi-precoce, com ciclo que varia ao redor de 75 dias. Esta característica é importante porque “viabiliza o cultivo na seqüência das culturas de verão, como soja, milho e algodão”, explica Bianchini.

O porte é semi-ereto, mas não possibilita a colheita mecânica. É indicada para plantio no período que vai de dezembro a abril, em regiões sujeitas à ocorrência do mosaico dourado no Paraná.

Cultivada em áreas com alta incidência de mosaico dourado, chega a produzir 2.400 quilos por hectare. Essa produtividade pode superar os 3.700 quilos em locais, e épocas, em que não ocorre a doença.

É a terceira cultivar do tipo carioca resistente ao mosaico dourado que o IAPAR põe à disposição dos produtores. Em 1992 e 1993 foram lançadas as variedades IAPAR 57 e IAPAR 72, respectivamente. “Eram materiais bastante produtivos, mas tinham grãos com halo alaranjado, e o mercado não absorveu bem”, explica Bianchini, enfatizando que essa característica foi eliminada na IPR Eldorado.

Já há sementes de IPR Eldorado disponíveis para sementeiros. Aquisições podem ser feitas pelo telefone (43) 3376-2482 ou e-mail comercial@iapar.br.

Saiba mais sobre o feijão do IAPAR IPR Eldorado.

Sem comentários:

Enviar um comentário