quarta-feira, 22 de junho de 2011

MEDICINA: UMA GRANDE PARCERIA


CUBA QUER PARCERIA COM CURSO DE MEDICINA DA UNEB

Em recente visita à Reitoria da universidade, no Campus I, em Salvador,  o embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Zamora Rodríguez, destacou que a experiência dos cubanos no desenvolvimento de uma medicina moderna, preventiva e humanista pode ajudar a qualificar a formação dos futuros bacharéis em medicina da UNEB.
“Vejo que no Brasil ainda existe muito a preocupação com uma medicina que trata os pacientes enfermos. Em Cuba, não nos interessa que haja pacientes. Nós realizamos uma medicina preventiva, que acompanha de perto as pessoas, o que nos levou a eliminar as doenças contagiosas da ilha. Essas experiências podem ser compartilhadas com as universidades daqui, a exemplo da UNEB, ao passo que podemos aproveitar os conhecimentos da Bahia na área de agronomia e piscicultura”, enfatizou Carlos Zamora.
No encontro, o embaixador foi recepcionado pelo pró-reitor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), Marcelo Ávila — que representou o reitor Lourisvaldo Valentim —, pela assessora para Cooperação Internacional (Asseci) da UNEB, Adrianna Freire, e pela coordenadora do Núcleo de Estudos da América Latina (Neal) da universidade, Carmem de Farias, que articulou a visita do diplomata cubano. Carmem de Farias acredita na integração da América Latina para desenvolvimento social “Precisamos aprofundar a relação acadêmica com Cuba e aproveitar o patamar avançado que aquele país alcançou na medicina. Vamos articular outros encontros para que possamos firmar essas parcerias”, pontuou o pró-reitor.
A reunião foi o passo inicial para o estabelecimento de novos acordos de cooperação científica e intercâmbio com instituições de ensino superior cubanas. Atualmente a UNEB já mantém convênio com a Universidade de Matanzas Camilo, em Cienfuegos.


Sem comentários:

Enviar um comentário